Menu

O que plantar para ter um jardim na frente de casa?

Veja o que considerar antes de escolher as plantas e veja lindas fotos de jardins frontais para se inspirar

Crédito: Freepik

Publicidade

Ter um jardim bem bonito na frente de casa deixa a fachada mais interessante para quem vê, transmitindo capricho e acolhimento. Para quem é dono do jardim, o orgulho é grande, além de ser uma oportunidade de cultivar espécies para consumo de várias formas.

Mas quais plantas escolher para ter um jardim na frente de casa é uma questão com variáveis. As possibilidades são infinitas. Tudo vai depender do tamanho do seu jardim, se tem construções ou fiações muito perto da área de plantio, como é o clima onde você mora, quanto de sol bate no espaço e o resultado que você pretende na questão estética.

Considere o clima da região em que mora

O primeiro passo é conhecer o clima da região que você mora. Faz calor o ano todo? Chove muito? O inverno é rigoroso? O clima é seco, úmido ou equilibrado? É importante saber de tudo isso, pois você precisa escolher espécies de acordo com essas informações. Existem plantas que precisam de clima bem úmido, outras que não suportam frio intenso, e aí você vai ter que adaptar os cuidados conforme a necessidade de cada planta.

Considere a luminosidade na frente da casa

Continuando a dica anterior, existem as plantas que se desenvolvem bem quando pegam sol pleno, ou seja, o dia inteiro e direto sobre elas. Outras gostam de meia sombra, ou seja, sol apenas em metade do dia. Tem também as plantas de sombra, que gostam de muita luminosidade, mas não precisam pegar sol direto nem parcial sobre elas.

Publicidade

Como é a insolação em cada área do seu jardim frontal? Escolha as plantas e o local de plantio no jardim de acordo com o sol que cada área recebe. Para isso, observe durante alguns dias antes de escolher as plantas.

Considere o porte da planta

Se você tiver bastante espaço no jardim, e não tiver fiação de poste passando muito perto do telhado, pode escolher espécies bem altas, de médio e grande porte, para harmonizar com plantas menores e deixar o visual do jardim mais dinâmico.

Não é só o afiação lá no alto que importa. Também é preciso considerar que as plantas de grande porte criam raízes grandes e profundas, e podem quebrar calçadas ou estragar pisos. Lembre-se disso na hora de escolher o local de plantio.

Considere a sombra que ela vai fazer

Se você optar por algumas plantas de médio e grande porte, precisa pensar não só na fiação do poste e nas raízes, mas também na sombra que elas vão fazer quando crescerem. Pesquise qual é o tamanho da planta adulta para evitar que ela faça sombra total na frente de uma varanda ou janela que agora tem sol e você quer manter assim.

Publicidade

Pense no resultado paisagístico

Depois de levar em conta todos os aspectos técnicos para que as plantas no seu jardim cresçam saudáveis e bonitas, sem estragar a estrutura ou atrapalhar a vista e a luminosidade da casa, também é importante imaginar o seu jardim pronto, como você quer que ele seja. Para isso, nada melhor do que ver alguns modelos para inspiração.

A cica e a palmeira são clássicas para jardins de todos os portes

Minimalista, só com babosas

Cicas, buchinhos e gerânios

Jardim para plantas aquáticas e que gostam de bastante umidade

As patas de elefante, que estão em primeiro plano, deixam o jardim mais especial

Só buchinhos e moreias

Um jardim pequeno com cactos e outras suculentas

Em um grande espaço é interessante variar o porte das plantas, usando as menores como bordadura, ou seja, contornando os espaços

A planta moreia forma esses maciços de folhas finas e alongadas que dão flores lindas e delicadas

Bromélias, cica e diferentes tipos de palmeiras

Buchinhos, strelítzias, pinheiro, bananeira e ixora

Confira, no vídeo abaixo, mais dicas úteis para considerar na hora de compor o seu jardim:

Crédito das imagens: Casa e Construção

Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies

Publicidade
Sair da versão mobile