Você já ouviu falar em iridologia? Trata-se de uma forma de medicina alternativa que usa a observação da íris para diagnosticar pontos fracos em todas as partes do corpo. Isso porque cada alteração no formato da íris (a parte colorida do olho) representa uma parte do corpo e seu estado de saúde.
De fato, os olhos refletem muito sobre a saúde de cada pessoa, e vai além da observação da íris. Vários outros sintomas de doenças oculares ou em outros órgão são bem claros ao observar mudanças de cor, formato e substâncias nos olhos. Veja quais são os problemas mais comuns.
1. Olho seco
Hoje em dia todo mundo está conectado através das telas de computadores, tablets e celulares. Usufruir dos benefícios da tecnologia é necessário e prazeroso, mas também pode ser perigoso.
Estes aparelhos eletrônicos, quando utilizados por longas horas sem intervalo, geram um excesso de luminosidade que afeta negativamente a visão. Um dos principais sintomas é o olho seco, que ocorre porque a vista está sofrendo muita pressão.
Se não forem feitos vários períodos de intervalo ao longo do dia, pode gerar danos sérios à visão.
2. Sinais de icterícia
Se você já viu alguém com “olhos amarelos” na parte em que deveriam ser brancos, este é um sintoma claro da icterícia. Ela ocorre quando o fígado não consegue filtrar um composto chamado bilirrubina, que é de cor amarela.
Quando ele não é filtrado, acaba deixando o branco dos olhos em tom amarelado, assim como a pele. Esse problema pode der um sinal de hepatite, câncer ou outra enfermidade relacionada ao fígado e vesícula.
3. Excesso de Sol
Seus olhos podem demonstrar se você está passando tempo demais ao Sol. É o caso de pessoas que desenvolvem uma espécie de mancha ou calo de coloração amarelada na parte branca de um ou dos dois olhos.
Esse efeito pode ser perigoso, mas a proteção de óculos de Sol com lentes de boa qualidade costuma resolver. Se notou algo parecido em seus olhos, procure seu oftalmologista.
4. Falta de boas noites de sono
Dormir bem é fundamental para a saúde. É durante o sono que o organismo realiza muitos processos reparadores e recarrega as energias para o dia seguinte.
Quando você não está dormindo bem, seus olhos acusam por meio de inchaço na parte externa e vermelhidão na parte interna, assim com espasmos.
5. Fique atento à saúde da retina
É comum que quando os olhos são expostos à claridade, as pessoas vejam uns pontinhos em movimento, que vão para cima e para baixo, parecendo micro-organismos flutuantes. Você já percebeu?
Eles são normais, mas precisam de atenção especial quando aumentam de quantidade repentinamente. Pode significar que a sua retina sofreu um descolamento e você deve ir ao médico o quanto antes para verificar.
6. Sintomas de alergia
Os olhos sempre são afetados quando pessoas alérgicas estão em crise. Normalmente incham, ficam vermelhos e lacrimejam. Mas também podem ficar secos e surgirem reações na pele da pálpebra.
Se você está esfregando os olhos por causa de coceira com muita frequência, pode estar com um efeito alérgico. Mas o perigo aqui é esfregar as pálpebras em excesso, o que pode gerar seu afastamento dos olhos, aumentando a exposição à poluição do ar e promovendo o envelhecimento precoce dessa região.
7. Sinal de pressão alta
Quando uma pessoa está com a pressão alta, um dos sintomas ocorre nos vasos sanguíneos da retina, que são danificados pelo excesso de pressão. Como cada vasinho do corpo sofre com os efeitos da hipertensão, é importante ficar atento à sua saúde ocular também.
8. Colesterol alto
Ao se olhar no espelho, você notou que está se formando uma espécie de anel branco em torno da íris? Pode ser sinal de colesterol elevado. Nas pessoas idosas esse pode ser apenas um sinal da idade, mas de qualquer maneira merece uma consulta ao médico, já que colesterol alto aumenta o risco de infarto e derrame.
9. Alto nível de estresse
Quando uma pessoa passa por situações altamente estressantes, o seu corpo reage de diversas maneiras, inclusive por meio da contração dos olhos. Se sentir espasmos em excesso, e perceber que está vivendo períodos de estresse, não espere que mais sintomas apareçam para tomar uma atitude e descansar sua mente.
10. Cuidado com o diabetes
O diabetes pode ser a porta de entrada para problemas oculares graves, como catarata e glaucoma. Da mesma forma, se não foi diagnosticado com diabetes mas está com a visão borrada, vale a pena visitar um médico, não apenas para corrigir a visão, mas para fazer um check up e verificar seu estado de saúde. Pode ser um aviso.
11. Infecção à vista
Existem diversos motivos para surgirem infecções nos olhos, e um deles é o uso de lentes de contato. Se você as usa, recebeu as recomendações do médico para tomar todos os cuidados e evitar inflamação ou infecção.
Mesmo assim, há quem ultrapasse os limites de uso das lentes porque não gosta de usar óculos, mas esta, definitivamente, é uma má ideia. Se perceber que existe uma mancha branca na córnea, procure seu médico.
12. Vasinhos rompidos
Quando alguém sofre um trauma físico por causa de uma pancada na cabeça pode acabar estourando um vasinho de sangue e deixando a parte branca do olho vermelha.
Mas isso também pode acontecer caso você esteja forçando demais a sua vista em alguma atividade. Então, não ignore o sintoma e dê um descanso aos seus olhos. Sem saúde você não consegue continuar a trabalhar.
Dica: Conheça as principais doenças oculares
É importante conhecer os tipos de doenças oculares e seus sintomas para saber quando procurar um médico. Conheça seu corpo e previna-se contra problemas sérios antes que se tornem irreversíveis.