Menu

Peças que não devem ser lavadas juntas na máquina de roupa

Se tiver esse cuidado as roupas vão durar mais tempo, não serão manchadas nem danificadas na máquina

Crédito: Freepik

Publicidade

A regrinha básica que a maioria das donas de casa conhece é que não se deve misturar roupas coloridas e roupas claras (branco, bege e cinza-claro) na máquina. O motivo é para evitar que as coloridas manchem as claras. Nem sempre acontece, mas é melhor evitar. Além dessa dica existem outras para que as roupas saiam da máquina sem manchas, sem fiapos e sem danos no tecido. Veja só.

Cores firmes e cores que desbotam

Mesmo dentro do grupo das roupas coloridas é bom você separar as peças que desbotam com facilidade e as que são firmes, ou seja, que não desbotam. Se misturá-las, pode acontecer de uma manchar a outra do mesmo jeito. Os tecidos que desbotam com mais facilidade são jeans colorido, algodão e misturas de algodão com poliéster, como a malha, o piquet e o tricoline.

Tecidos pesados e frágeis

Os tecidos frágeis são algodão, lã, seda, cetim, viscose, renda e alguns mistos de algodão com poliéster. Esses tecidos não devem ser misturados com os jeans e outros mais resistentes, pois podem não aguentar ciclos de lavagem mais pesados, os mesmos produtos e a água muito quente.

Roupas muito sujas e roupas pouco sujas

Se algumas peças de roupa estiverem muito sujas, vão precisar de uma lavagem mais demorada e pesada. Então, não vale a pena misturá-la com as roupas que não estão muito sujas, como aquelas com suor do dia a dia ou sujeiras pequenas e fáceis de remover. Você vai sujeitá-las a uma lavagem prolongada sem necessidade, além de sujá-las mais ainda antes de limpar.

Publicidade

Roupas que soltam fiapos e roupas que aderem os fiapos

As toalhas e panos em geral costumam soltar fiapos, enquanto meias e moletons aderem os fiapos e saem da máquina cheia dos fiapinhos chatos de remover. Se possível, lave as peças de cama, mesa e banho separadas das roupas.

Dicas gerais para facilitar

Para facilitar a sua vida nesse processo de separar roupas, o mais importante é conferir a etiqueta de cada peça para ver de que forma ela deve ser lavada.

Sabendo interpretar os símbolos das etiquetas fica fácil garantir que suas roupas sejam lavadas do jeito certo e durem por muito tempo, sem manchas e estragos no tecido.

Na dúvida, quando tiver poucas peças mais frágeis, o ideal é lavá-las na mão mesmo, deixando um pouquinho de molho e depois enxaguando bem.

Publicidade

Veja dicas de como lavar roupa à mão.

Sair da versão mobile