Quando ocorre um incêndio em um prédio existe um protocolo a ser seguido para salvar a vida das pessoas que estão lá dentro. Mas, nem todo mundo sabe o que fazer em um momento como esse, quando bate o desespero e o pior pode acontecer. Então, veja as orientações dos bombeiros sobre como agir ao perceber um incêndio em um prédio.
- Ao perceber que há fumaça no ambiente, abaixe-se o máximo que puder, nem que seja necessário rastejar pelo chão;
- Pegue qualquer pano que estiver ao alcance e tampe o nariz e a boca com ele;
- Saia rapidamente do prédio, usando a escada de incêndio;
- Nunca use o elevador, mesmo que ele esteja funcionando normalmente;
- Na escada de incêndio tem uma porta corta-fogo, que deve estar destrancada, mas nunca aberta. Ao sair por essa porta, você estará em segurança, pois ela impede que a fumaça se alastre. Ainda assim, você deve sair do prédio;
- Quando estiver em segurança do lado de fora, acione os bombeiros imediatamente, pelo número 193;
- Se não tiver como sair pela porta do apartamento, vá para uma sacada ou janela aberta para tomar ar, e ligue para os bombeiros.
Cuidado com a fumaça é o principal
Em um prédio, nem sempre os moradores chegam a ver de onde está vindo o fogo. Mas, percebem que há fumaça se alastrando pelos andares. Então, a fumaça acaba sendo tão perigosa quanto o fogo em si, pois quando inalada, pode matar.
Por isso que é tão importante se abaixar, proteger o nariz e a boca, e sair do ambiente com fumaça.
Por isso também que a porta corta-fogo da escada de incêndio deve estar sempre fechada, nunca encostada ou aberta, pois assim a fumaça vai entrar na escadaria e intoxicar quem estiver saindo por lá.
A prova desse perigo foi o incêndio que aconteceu no dia 19 de março, em um edifício residencial na Rua Gabriele D´Annunzio, no Campo Belo, Zona Sul de São Paulo.
Uma mulher de 54 anos e um homem de 41 morreram por parada cardiorrespiratória após inalarem a fumaça que entrou em outros andares do prédio através da porta corta-fogo, que estava aberta, segundo relatos de outros moradores.