O desmaio ou síncope é uma perda breve de consciência, resultando em baixa pressão sanguínea e menor fluxo de oxigênio circulando em direção ao cérebro do indivíduo. Por isso você deve estar sempre ciente sobre o que fazer em caso de desmaio.
Os sintomas antecedentes ao desmaio podem ser variados, sendo os mais comuns deles as náuseas, tonturas, mal-estar e fraqueza corporal.
O que pode causar um desmaio?
Geralmente, a situação é provocada pela falta de oxigênio na corrente sanguínea e é caracterizada pela perda breve de consciência. As causas do desmaio podem ser variadas para cada pessoa, já que podem apresentar fatores físicos ou emocionais. Algumas das causas mais recorrentes são:
- Ansiedade;
- Tensão emocional;
- Doenças cerebrovasculares;
- Doenças cardiovasculares
- Embolia pulmonar;
- Hipertensão pulmonar;
- Hipoglicemia, ou seja, baixa taxa de açúcar no sangue;
- Intoxicação;
- Infecções ;
- Hipotensão postural;
- Fadiga;
- Dores intensas e/ou persistentes;
- Baixa pressão sanguínea;
- Uso de medicações específicas;
- Alterações hormonais durante a gravidez.
Primeiros socorros
Se você não sabe o que fazer em caso de desmaio e casa sinta um dos sintomas citados, o ideal é que deite-se mantendo as pernas elevadas. Isso fará com que o sangue circule de forma mais efetiva. Espere até que sinta-se melhor e o seu fluxo sanguíneo estabilize-se, enquanto retoma as funções cerebrais.
Se você presenciar uma segunda pessoa com esses sintomas, siga as mesmas instruções. Tente deitá-la o quanto antes, evitando a queda do indivíduo, que pode causar lesões corporais e na região da cabeça.
Após deitá-la numa posição confortável, tente manter as pernas dela posicionadas de forma mais elevada do que o restante do corpo, assim auxilia e facilita a circulação sanguínea. Busque ajuda médica o quanto antes, ligando para centros de emergência como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192.
Caso a pessoa retome a consciência, ela não deve deixar de buscar ajuda médica, pois só um especialista poderá realizar um diagnóstico eficiente. No entanto, pode-se oferecer ao indivíduo alguma bebida doce, como água com açúcar e soro caseiro, por exemplo. Isso ajudará elevar as taxas de glicemia.
Tenha um kit de primeiros socorros em casa, caso você se corte ao desmaiar. Com isso, você poderá remediar a situação até a chegada do serviço de emergência.
Diagnóstico
Agora que você já sabe o que fazer em caso de desmaio, é importante também saber o que fazer em seguida, para obter um diagnóstico. O motivo do desmaio só poderá ser dito por um clínico geral, um neurologista ou um cardiologista.
Peça para que alguém, que tenha presenciado o ocorrido, lhe acompanhar ao hospital. Caso você não tenha uma segunda pessoa para lhe acompanhar até o hospital, vá preparado e leve anotações com todos os detalhes do episódio. Informe ao profissional todos os tipos de medicamentos que você esteja ingerindo e como foi sua alimentação neste dia.
Se ainda assim houver dúvidas referentes ao diagnóstico, o profissional poderá requisitar alguns exames mais específicos como radiografia, exames de sangue, ecocardiograma, eletrocardiograma e eletroencefalograma.
O que não fazer em caso de desmaio?
Em hipótese alguma deve-se despejar água ou algum tipo de líquido no rosto da pessoa desmaiada, pois esta poderá aspirá-la e causar asfixia.
Após recuperar consciência, a pessoa também não se deve ingerir álcool, pois poderá agravar a situação. Também é comum que as pessoas tentem se levantar rapidamente após o desmaio, mas o recomendado é que esperem um pouco. Assim a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio estabilizam-se antes.