Menu

O que fazer (e não fazer) nos cabelos durante a quarentena

Aproveite o momento para dar um descanso aos fios e fazer tratamentos caseiros simples

Crédito: Freepik

Publicidade

Na quarentena, os salões de beleza e barbearias ficaram de fora dos serviços essenciais para a população, sendo obrigados a fechar as portas. Mas, depois de tantos dias, muitas pessoas começaram a sentir necessidade de cuidar dos cabelos de alguma forma.

O problema é que nem tudo se pode fazer em casa, com risco de estragar os cabelos. Então, o que muitos profissionais da área estão recomendando é que as pessoas aproveitem o momento para darem um descanso às chapinhas e químicas, preferindo fazer tratamentos simples, como nutrição e hidratação caseira.

Assim, é uma forma de ajudar os fios a se recuperarem de tratamentos mais agressivos, já que ninguém vai sair para festas e eventos. Então, veja as dicas do que fazer e não fazer nos cabelos durante a quarentena.

Evite cortar o cabelo

Cortar o cabelo pode parecer uma tarefa muito simples ao observar um profissional fazendo. Mas, a realidade é outra. Aliás, muitas pessoas já tentaram cortar o cabelo em casa e o estrago foi grande.

Publicidade

Para essa tarefa é preciso ter conhecimento técnico e também materiais adequados, como tesouras próprias para cabelo e máquina.

Fazer cortes elaborados, com repicados, desfiados e degradês, só mesmo se souber o que está fazendo. Do contrário, é melhor esperar que os salões voltem a abrir, pois o risco de ficar muito ruim é bem grande.

Cuidados se quiser tentar cortar o cabelo em casa

Se não tiver como esperar os salões voltarem às atividades para cortar o cabelo, precisa se preparar para fazer uma tentativa. Nesse caso, é melhor optar por cortes bem simples, como raspar o cabelo por inteiro ou apenas cortar as pontas.

Os profissionais deixam claro que não se pode usar qualquer tesoura para cortar o cabelo. As tesouras de lâmina mais grossa, como essas de cozinha ou de cortar papel, podem mastigar o fio e deixar as pontas ainda mais danificadas.

Publicidade

Então, antes de tudo, tome cuidado com o que vai usar. Depois, procure por vários vídeos tutoriais que ensinem o passo a passo antes de começar. Além disso, tem duas dicas que podem ajudar:

Cabelos cacheados

Antes de cortar, é indicado fazer uma hidratação com fitagem, depois enxaguar e deixar secar naturalmente. Por fim, pegar cacho por cacho e ir cortando, com cuidado, apenas as pontinhas, o mínimo possível, só para remover as pontas duplas.

Outros tipos de cabelo

De acordo com Wilson Eliodorio, do Wilson Eliodorio Studio, em entrevista para o G1, é importante saber que: “da linha da orelha pra baixo, determina o comprimento. Da linha da orelha pra cima, é o efeito. Se quer mais reto, alinha a parte de cima com o comprimento. Se não quer, pode desfiar.

Publicidade

Veja um tutorial que ensina de forma simples como retocar um corte em camadas:

Evite procedimentos agressivos

Já que durante a quarentena não é preciso ficar se arrumando para sair o tempo todo, a dica dos profissionais é deixar o cabelo respirar e se recuperar das agressões, como secador, chapinha, babyliss e tinturas.

É claro que você se arruma para se achar bonito ou bonita, mesmo que não vá mostrar o visual para os outros. Mas, essa é uma oportunidade de ajudar os fios a se recuperarem, como um tratamento para que estejam mais fortes quando toda essa situação voltar ao normal.

Publicidade

Faça tratamentos caseiros simples

No lugar das chapinhas e tinturas, aproveite para oferecer tratamentos caseiros simples ao cabelo, ajudando ainda mais na recuperação e manutenção dos fios. É legal fazer hidratação, umectação e nutrição dos fios com ingredientes que tiver em casa. Veja alguns exemplos:

Sair da versão mobile