O que fazer quando alguém que mora com você está com Covid-19
Crédito: Freepik

O que fazer quando alguém que mora com você está com Covid-19

Veja como deve manter os cuidados em casa para evitar que outras pessoas fiquem doentes e para ajudar o doente a se recuperar

Publicidade

Se você desconfia que uma pessoa que mora na mesma casa que você pode estar infectada com Covid-19, precisa começar a tomar os cuidados necessários desde já, mesmo não tendo certeza do diagnóstico.

Se essa pessoa estiver com tosse seca, febre e mal-estar, se sentindo cansada sem motivo aparente, o risco de ser Covid-19 é real. Outros sintomas que também podem surgir são diarreia, perda de olfato e paladar.

Isolamento da pessoa infectada

O ideal é que a pessoa com suspeita de Covid-19 fique isolada em um cômodo da casa, como um quarto, que não seja usado por outras pessoas. Ela não deve ir para sala, cozinha e outros cômodos. Esse ambiente deve ser arejado e desinfetado com frequência. Se a janela desse quarto der acesso a um quarto ao lado, esse outro quarto não deve ficar com a janela aberta.

Ajuda médica

É importante ligar para o serviço de saúde da sua região para informar que existe um caso suspeito e saber se tem como fazer o teste para confirmar. Você será orientado a como proceder para levar a pessoa até o local do teste.

Publicidade

Proteção integral

A partir do momento da suspeita, todos na casa devem usar máscara, principalmente se precisa levar algo para a pessoa doente no quarto. Ela também deve usar máscara ao ter contato com outra pessoa da casa, e essa máscara deve ser descartada no lixo logo depois.

Tenha álcool em gel e papel-toalha para manter todas as maçanetas desinfetadas e para limpar tudo o que entrar em contato com a pessoa infectada. Se não tiver acesso ao álcool, pode usar detergente neutro e água para lavar os objetos, esfregando tudo muito bem.

Evite o contato direto

Se a pessoa doente tiver condições de se virar sozinha, você apenas deve falar com ela através da porta fechada ou pelo celular. Deixe comida, toalhas e tudo o que ela precisar, na porta do quarto para que ela pegue.

Se essa pessoa precisar de ajuda porque é idosa, tem alguma deficiência ou estiver se sentindo muito cansada, lembre-se de colocar uma máscara nova e luvas ao entrar no quarto para ter contato com ela, e de tirar e lavar suas roupas logo depois do contato.

Publicidade

Lave bem suas mãos depois de sair do quarto ou de tocar em qualquer coisa que tenha tido contato com a pessoa doente. Nunca coloque suas mãos no rosto antes de desinfetá-las.

Mantenha o apoio emocional

A pessoa que está doente pode se sentir muito fraca e com medo. Ela precisa saber que, embora vocês não possam ficar perto, ela não está sozinha. Ofereça todo o apoio possível, deixando-a confortável e conversando com frequência, levando livros, outras distrações, colocando uma TV no quarto.

Um banheiro separado

Se você tiver dois banheiros na casa, um deles deve ser usado apenas pela pessoa doente, assim como o quarto. Se não for possível, é ainda mais importante que, depois de usar o banheiro, a pessoa (ou você) desinfete tudo o que tocou, como vaso sanitário, descarga, tampa da lixeira, torneira, registro do chuveiro e maçaneta da porta.

Publicidade

Fique de olho nos sintomas

Os sintomas da Covid-19 podem piorar de um momento para o outro. Fique de olho, aferindo a temperatura da pessoa e perguntando como ela está se sentindo. O grande problema é quando ela começa a ter dificuldade para respirar. Esse é um sintoma que pode representar necessidade de internação.

Mantenha os cuidados básicos com a pessoa doente

Beber muita água, alimentar-se de forma saudável, tomar remédios para baixar a febre, tudo isso ajuda a controlar o mal estar e a manter o corpo firme, lidando com o vírus. Na hora de comprar os remédios, informe ao farmacêutico que são para uma pessoa com Covid-19 para saber se há alguma contraindicação.

Não receba visitas

Não aceite que qualquer pessoa venha à sua casa sem que haja real necessidade. Além de ela correr o risco de ser infectada, poderá estar trazendo o vírus sem saber, e piorar a situação de todos na casa. Esse é um momento de total isolamento.

Publicidade

Mantenha o isolamento após os sintomas desaparecerem

Não é porque a pessoa está se sentindo melhor que já pode voltar à vida normal, convivendo com os outros e saindo de casa. Depois que deixar de sentir-se mal e todos os sintomas desaparecerem, ainda é necessário ficar pelo menos mais uma semana em isolamento, mantendo tudo desinfetado e tomando todos os cuidados de antes.

Faça uma faxina no quarto

Quando finalmente a pessoa puder voltar a circular pela casa e o quarto em que ela estava for liberado para uso normal, ele deve ser completamente desinfetado. Troque as roupas de cama e lave-as com água quente, troque tapetes, cortinas, limpe cada cantinho com álcool, água sanitária ou detergente e água. Faça isso usando máscara e luvas.

Veja também: Máscaras que protegem e que não protegem contra Covid-19

Publicidade

 

A equipe do Dicas Online concorda com as medidas de isolamento. Sempre que puder, fique casa. Se precisar sair, use máscara. Evite aglomerações e vacine-se quando chegar sua vez. Faça sua parte para não espalhar o coronavírus.

PODE GOSTAR TAMBÉM