Menu

O que é quimioterapia? Saiba como é feita e os efeitos colaterais

Muita gente já ouviu falar desse tratamento, mas não sabe exatamente como funciona. Tire suas dúvidas

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando se ouve falar em quimioterapia, é provável que o assunto seja câncer. Esse é um dos mais conhecidos e utilizados tratamentos para diversos tipos de câncer junto com outras intervenções, como a radioterapia ou terapias complementares. Mas você sabe o que é quimioterapia exatamente? Veja a seguir e saiba também como é feito o tratamento e quais são os principais efeitos colaterais.

O que é quimioterapia?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é um tratamento que faz uso de medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Quando esses medicamentos são misturados ao sangue, eles chegam a todas as partes do corpo e vão destruindo as células doentes, bem como impedindo que elas se espalhem.

Tipos

Depois de saber o que é quimioterapia, também é bom saber que existem tipos diferentes, chamados de quimio branca e quimio vermelha. Essas cores estão relacionadas ao tipo de medicamento utilizado no tratamento, sem qualquer relação com sua intensidade ou potência no organismo.

Quimioterapia vermelha

Nesse tipo utilizam-se medicamentos do grupo das antraciclinas (Doxorrubicina e Epirrubicina). No nome desses medicamentos tem as sílabas “rubi” justamente por causa da cor vermelha. Esses são compostos químicos geralmente associados ao efeito colateral da queda de cabelo.

Publicidade

Quimioterapia branca

Os medicamentos usado na quimio branca são bem variáveis, como ciclofosfamida, taxanos (Docetaxel e Paclitaxel), gencitabina e vinorelbina.

Como é feito o tratamento?

Crédito: Freepik

Para que um paciente possa receber a quimioterapia ele precisa de aprovação do seu médico, ou melhor, da equipe médica que está tratando do seu caso. Por ser um tratamento delicado e com muitos efeitos colaterais, o paciente precisa estar em condições mínimas de saúde para receber.

Depois da consulta médica na qual a decisão da quimio foi tomada, o paciente aguarda a liberação dos seus exames laboratoriais para o agendamento da quimio. Ele receberá todas as orientações do seu médico e enfermeiro para a preparação adequada.

O tratamento pode ser ambulatorial, quando o paciente vai ao hospital receber os medicamentos e depois volta para casa, ou com internação quando o paciente precisa ser hospitalizado durante o período do tratamento. Em alguns casos o paciente não precisa ou não pode sair de casa, então o profissional irá até a casa do paciente aplicar a medicação.

Publicidade

A administração dos medicamentos pode ser feita de diferentes formas, conforme as necessidades de cada paciente:

Via oral

Nesse tipo a medicação é administrada pela boca, do jeito mais comum, seja na forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos. Esse método pode ser feito em casa mesmo, em alguns casos necessitando de acompanhamento de um enfermeiro.

Intravenoso

A medicação intravenosa é aplicada com uma agulha ou um cateter diretamente na veia do paciente. Pode ser feito por injeções ou adicionado no soro, quando o paciente está usando.

Publicidade

Intramuscular

Nesses casos utilizam-se injeções para aplicar a medicação em algum músculo do corpo.

Subcutâneo

A medicação, nesse caso, é aplicada por baixo da pele com o uso de uma injeção.

Intracraneal

Esse é um tipo de tratamento pouco frequente e consiste em aplicar o medicamento direto na espinha dorsal.

Publicidade

Tópico

Quando a melhor opção é aplicar medicação líquida ou em forma de pomada, pois são casos de cânceres externos, a aplicação é feita diretamente sobre a pele.

Quanto tempo demora o tratamento?

O tempo de um tratamento com quimio é muito variável conforme cada caso. Muitas vezes o paciente acredita que já está bem e não precisa mais do tratamento, mas isso quer dizer que ele está tendo boa resposta do tratamento e que deve continuar até quando o médico acreditar ser suficiente.

Esse tratamento costuma ser feito em conjunto com a radioterapia, que é a exposição do paciente a uma determinada dose de radiação controlada, também com o objetivo de acabar com as células doentes. A quimio pode ser administrada todos os dias, semanalmente ou mensalmente, mas geralmente ocorre em ciclos com pausas para o corpo se recuperar. Nesse caso, em geral, cada quimio dura algumas semanas.

Publicidade

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são sentidos de formas diferentes em cada paciente, isso porque a medicação e sua dose variam. Também vai depender do estado de saúde do paciente, do tipo e localização do tumor, além de outros fatores relacionados. Entre os principais sintomas, estão:

  • Queda de cabelo e pelos;
  • Enfraquecimento e queda de unhas;
  • Descamação nas palmas das mãos e solas dos pés;
  • Alta sensibilidade na pele;
  • Veias escuras;
  • Fadiga;
  • Hematomas;
  • Facilidade para contrair infecções;
  • Náuseas e vômito;
  • Perda do apetite;
  • Diarreia ou intestino preso;
  • Perda de peso;
  • Alterações de humor e de libido;
  • Infertilidade.

O paciente deve estar preparado para os efeitos colaterais, mas não vai sentir tudo isso ao mesmo tempo. Alguns efeitos também vão depender do local do tumor.

Leave a Reply

Sair da versão mobile