Se você está aqui é porque se deparou com o termo mewing em algum lugar da internet. Sim, o mewing está em alta entre as pessoas que trabalham com estética facial ou que têm interesse no assunto.
Isso porque o mewing pode ser uma alternativa em harmonização facial para quem não deseja passar por procedimentos invasivos para melhorar a definição do formato do rosto.
Mas, antes de pensar que é a solução perfeita para você, saiba direitinho o que é mewing, como funciona e quais cuidados são importantes para evitar prejuízos com a sua saúde.
Veja também: Mamoplastia de aumento: indicações, como é feita e recuperação
O que é mewing?
O mewing é uma terapia miofuncional que trabalha a postura da língua, a forma de engolir e a de mastigar, com o objetivo de deixar o rosto mais simétrico e a mandíbula mais definida.
A técnica tem esse nome porque foi criada pelos doutores Mike e John Mew, e consiste em exercícios com a língua, respiração e os dentes para harmonizar o rosto.
Mewing funciona?
Temos que concordar que, tudo o que parece fácil demais e oferece um resultado incrível, é para se desconfiar.
A verdade é que ainda não existe comprovação científica de que a técnica do mewing funciona, principalmente em adultos, que já não têm desenvolvimento mandibular e facial.
Como fazer em casa?
Apesar de não haver comprovação científica de que o mewing funciona, os exercícios são simples, inclusive, já utilizados em outras áreas, como na fonoaudiologia:
- Coloque a língua no palato, descansando-a no céu da boca, sem aplicar pressão excessiva.
- Preste atenção à posição dos dentes e dos lábios, ambos precisam estar encaixados levemente.
- Respire exclusivamente pelo nariz.
- Quando for engolir, use somente a parte traseira da língua, sem a ajuda dos músculos faciais.
Esse exercício é para que a sua língua fique sempre apoiada no céu da boca, e não relaxada para baixo, como se estivesse “deitada” dentro da boca.
É mais um novo hábito do que um exercício, já que deve ser mantido sempre, enquanto você estiver com a boca fechada.
O resultado deve surgir só com o tempo, então, não há como comprovar que qualquer alteração no formato da mandíbula seja por causa da nova postura da língua que você está praticando. Mas, como também não é prejudicial, pode tentar.
Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Consulte seu dentista antes de realizar qualquer tipo de tratamento ou terapia, mesmo sendo natural.