Menu

Saiba o que é “lockdown” e como funciona

Essa é uma medida mais radical dentro da quarentena para que as pessoas respeitem o isolamento social

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando o mundo soube da existência do novo coronavírus, diferentes termos começaram a ser falados para se referir ao problema. As pessoas precisaram entender a diferença entre epidemia e pandemia, depois entender o que é quarentena, do que se trata o isolamento social e, agora, um termo muito falado é o lockdown.

Essa palavra é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. Com o agravamento da pandemia do coronavírus, o lockdown se tornou mais uma das medidas dos governos como forma de proteger as populações das cidades, estados e países contra a rápida proliferação do coronavírus. entenda a diferença entre as determinações mais comuns até agora:

  • Isolamento social: uma sugestão para que as pessoas fiquem em casa, não é obrigatório.
  • Quarentena: o Estado determina que todos devem ficar em casa, isolados.
  • Lockdown: é o bloqueio total, com a possibilidade de punição e sem a permissão de alguns deslocamentos.

No lockdown, são impostas medidas mais radicais de confinamento para que as pessoas respeitem o isolamento e o distanciamento social, com risco de multa e até prisão caso não cumpram com as ordens.

Cada cidade, estado ou país determina quais serão as regras do seu lockdown. Mas, de modo geral, as pessoas devem permanecer em casa pelo máximo de tempo possível, saindo apenas por extrema necessidade, como para comprar mantimentos, transportar doentes ou realizar serviços essenciais.

Publicidade

Os que precisam trabalhar devem ter um documento caso sejam parados pela polícia. As fronteiras e divisas são bloqueadas e só pode passar de uma cidade, estado ou país para o outro quem tiver uma declaração que comprove a necessidade desse translado.

No lockdown, apenas os serviços essenciais ficam em funcionamento, as divisas são fechadas e a circulação pelas ruas é restrita, tudo controlado pelas polícias e outras autoridades.

A necessidade dessa medida mais radical se dá porque as pessoas não cumprem com a quarenta sem que haja vigilância. Se todos fizessem a sua parte, ficando em casa e respeitando o distanciamento social quando é necessário sair, essa medida não precisaria ser utilizada.

O lockdown no Brasil

Vários países da Europa já estão, aos poucos, voltando às atividades normais depois de mais de 40 dias em quarentena. O lockdown já não se faz mais necessário, pois as medidas preventivas dos governos foram executadas e as pessoas respeitaram.

Publicidade

Então, os casos de covid-19 reduziram e a situação volta, lentamente, a ficar mais equilibrada, embora ainda seja considerado estado de calamidade.

Mas, o Brasil ainda está no início de todo esse processo, e a situação é péssima. Os casos de infectados e mortos pela doença aumentam mais a cada dia, e por isso várias cidades já estão adotando o lockdown, como no Ceará, no Pará, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro.

As pessoas nessas cidades devem respeitar o isolamento total. Os que não respeitarem, inicialmente receberão informação de como devem se comportar. Mas, a polícia tem permissão de aplicar multas e, conforme o caso, dar voz de prisão. Se você está em uma das cidades que já adotou o lockdown, entre no site da prefeitura para entender quais serão as regras aplicadas. Veja as cidades no mapa abaixo:

Publicidade
Crédito: Gaúcha ZH
Sair da versão mobile