A colorimetria é um conhecimento que todo cabeleireiro precisa ter para pintar os cabelos de suas clientes com perfeição. Na verdade, não se trata apenas de pintar cabelo, pois a colorimetria é usada em diversas áreas para as quais seja necessário ter conhecimento sobre as propriedades das cores.
No caso dos cabelos, os profissionais precisam saber avaliar todas as propriedades das cores para saber quais misturas podem ou não podem fazer para chegar ao resultado que desejam ou para evitar que uma mistura entre certas cores dê errado.
Esse é assunto complexo e extenso, então, o que você vai saber agora é só o bastante para saber qual cor de tintura ou tonalizante comprar quando quiser mudar a cor do cabelo, e para saber corrigir, caso faça uma mistura errada de cores.
Os três conceitos básicos para uma coloração de qualidade
Quando se fala com colorimetria, muito se ouve falar em altura de tom, reflexos e fundo de clareamento. Você precisa saber disso, mesmo quando for tonalizar o cabelo em casa, para saber escolher a cor certa na hora de comprar sua tintura ou tonalizante. Sabe aqueles números escritos na caixinha, que parecem um código da cor? Saiba o que esses números significam.
Altura de tom
A altura de tom se refere a quão claro ou escuro o cabelo está no momento, seja natural ou colorido quimicamente. Existe uma escala para organizar esse tons, que é colocada em números. Veja só:
1.0 – Preto/preto azulado
2.0 – Castanho muito escuro/preto
3.0 – Castanho escuro
4.0 – Castanho/castanho médio
5.0 – Castanho claro
6.0 – Louro escuro
7.0 – Louro/louro médio
8.0 – Louro claro
9.0 – Louro muito claro
10.0 – Louro claríssimo
11.0 – Louro super claríssimo/ultra claro
12.0 – Louro extra claro/ultra claríssimo
Para a altura de tom, você deve considerar o número que está antes do ponto, que nem sempre vai ser o zero, como nesses exemplos acima. Os números que vêm depois do ponto são relativos aos reflexos, como você vai ver no próximo tópico.
Reflexos
Os reflexos são as nuances que são combinadas com a cor base. Esses reflexos ficam mais visíveis na luz do sol, que vão aquela iluminada na cor do cabelo. Veja quais são os números e nomes das nuances de reflexos, que são os número que vêm depois do ponto:
0 – Indica a ausência de nuances e reflexos
.1 – Acinzentado ou azulado
.2 – Irisado ou violeta
.3 – Dourado
.4 – Acobreado
.5 – Acaju
.6 – Vermelho
.7 – Esverdeado ou mate
Então, na hora de comprar uma tintura ou tonalizante, lembre-se dessa lista para saber escolher a altura de tom e seu reflexo.
Fundo de clareamento
O fundo de clareamento são os pigmentos de fundo que aparecem quando o fio é despigmentado/descolorido para receber uma nova cor.
Ter ideia do seu fundo de clareamento é muito importante para evitar que a cor do cabelo pintado fique totalmente diferente do esperado. Se o seu cabelo é preto e você descolore, vai ficar avermelhado.
Então, não adianta querer pintar de loiro, pois vai ficar alaranjado. Precisa descolorir mais, e isso não pode ser feito de uma só vez, muito menos em cabelo que já é pintado, porque começa a estragar os fios.
No lado esquerdo da tabela abaixo tem a cor do cabelo e, do lado direito, qual é o cor do fundo de clareamento que vai ficar depois de descolorir o cabelo.
Estrela de Oswald
Essa figura chama-se Estrela de Oswald e ela serve para você saber quais cores se anulam e quais se neutralizam. Isso ajuda muito na hora de saber qual altura de tom vai funcionar no seu fundo de clareamento.
Quando duas cores aparecem opostas na estrela, significa que uma delas pode neutralizar a outra. Por exemplo: o roxo neutraliza o amarelo e vice-versa. Então, se o cabelo estiver com um fundo muito amarelado e você quiser anulá-lo para criar uma base neutra, poderá aplicar um tom de roxo por cima. É por isso que se usa o matizador roxo para tirar o amarelado dos fios loiros.
Corrigir a cor que deu errado: vá para o salão
Tudo isso que você viu acima sobre colorimetria é apenas um resumo do assunto que serve para ter ideia de qual cor escolher quando for mudar a tonalidade do cabelo. Você precisa saber qual é a sua altura de tom para descobrir o seu fundo de clareamento e saber no que vai resultar a mistura do seu fundo de clareamento com a cor que pretende aplicar.
Se o seu cabelo já é bem claro é mais fácil aplicar qualquer cor. Mas, se o seu cabelo for escuro, vai precisar descolorir primeiro. Se, depois da descoloração, o fundo de clareamento ficar mais escuro, tipo avermelhado/alaranjado, vai ter que esperar uns dias para descolorir de novo e conseguir um tom mais claro, com segurança, antes de pintar da cor desejada. Veja como é importante ter muito cuidado nesse processo de mudanças radicais de tons escuros para tons claros:
Veja também: Como descolorir o cabelo em casa
Se você já pintou o cabelo sem saber disso e deu errado, é melhor parar por aqui e ir ao salão para corrigir a cor antes de que fique pior. Corrigir a cor do cabelo que ficou manchado ou de uma cor totalmente diferente não é tão simples, pois é preciso fazer algumas misturas e usar produtos específicos, na quantidade exata e pelo tempo exato. Além disso, é um processo que exige mais cuidado porque seu cabelo pode ter um corte químico.