Menu

O que significa ser uma pessoa assexual?

Não é uma doença nem um distúrbio. É apenas mais uma entre tantas formas de ser humano

Crédito: Freepik

Publicidade

Assexual é uma orientação sexual caracterizada pela falta de interesse por sexo. A pessoa assexual pode namorar e se casar, mantendo um relacionamento saudável e com intimidade, mas sem sexo ou, pelo menos, sem sexo frequente.

Ser assexual não é um problema. Há pessoas que são assexuais sem nunca terem desenvolvido qualquer distúrbio psicológico ou vivido algum trauma. Uma pessoa pode ser assexual da mesma forma que ela é heterossexual ou homossexual: é natural e normal; sempre existiu.

É comum que, quando uma pessoa chega na fase da puberdade e percebe que ela não tem o mesmo interesse por sexo que seus amigos dizem ter, ela pense que tem algo errado. Afinal, o desejo sexual está difundido na sociedade como algo que todos deveriam ter.

Então, se a pessoa que não sente vontade de fazer sexo com ninguém, em hipótese alguma, acha que isso é um problema, ela pode sim procurar conselhos de um terapeuta sexual para entender o que sente. Mas não necessariamente existe um distúrbio a ser tratado.

Publicidade

Como é um relacionamento assexual?

Tudo vai depender das pessoas envolvidas. Em um relacionamento assexual pode haver tudo o que existe em um relacionamento comum, mas sem o sexo. Existe amor, respeito, troca de carícias, intimidade e, às vezes, pode haver sexo, se a vontade surgir. Mas costuma ser pouco frequente.

Portanto, não há uma regra de que pessoas assexuais nunca vão querer fazer sexo. O que acontece é que, para elas, o sexo não é o mais importante em um relacionamento. Elas acreditam que o amor  a paixão não precisam estar ligados ao sexo; elas não sentem necessidade do desejo sexual para se relacionarem.

Claro, fica muito mais fácil quando ambos são assexuais, pois se uma pessoa assexual namorar com uma pessoa que gosta muito de sexo, é possível que ambas se sintam insatisfeitas na relação. Mas, cada casal tem suas particularidades e pode dar certo mesmo com essa diferença.

É assexualidade ou falta de libido?

Pode ser confuso diferenciar a assexualidade da falta de libido. Se uma pessoa costumava sentir desejo sexual, e por algum motivo parou de sentir, é possível que ela esteja com sua libido alterada.

Publicidade

Isso pode acontecer por diversos fatores, como estresse, ansiedade, depressão, excesso de preocupação, determinados tipos de remédios, doenças ou alterações hormonais. Se a ausência do desejo sexual estiver incomodando, vale a pena procurar seu médico para conversar a respeito.

Mas, se uma pessoa nunca ou quase nunca teve a experiência do desejo sexual, mesmo já se sentindo atraída e apaixonada por outras pessoas, possivelmente ela é assexual. Essa pessoa sente que não há necessidade de sexo para se relacionar, se apaixonar e amar alguém de forma romântica.

Sair da versão mobile