A amenorreia é a ausência da menstruação, que pode ou não estar ligada a algum problema de saúde. Existem dois tipos:
- Amenorreia primária: em adolescentes que já estão com mais de 16 anos e nunca menstruaram;
- Amenorreia secundária: a ausência de menstruação em mulheres que já menstruaram antes.
Causas da amenorreia
A amenorreia pode ocorrer por algum motivo natural, como quando uma mulher engravida, quando está amamentando ou quando usa anticoncepcionais contínuos (sem pausa para menstruar). Mas, também pode ocorrer por:
- Alterações cerebrais, como desregulação ou tumor na hipófise;
- Alterações da tireoide, como hipo ou hipertireoidismo;
- Alterações hormonais nos ovários;
- Alterações na estrutura da vagina;
- Ausência de útero ou ovários;
- Estresse, depressão ou ansiedade;
- Excesso de exercícios físicos
- Excesso do hormônio prolactina ou testosterona;
- Hímen imperfurado;
- Menopausa precoce;
- Obesidade;
- Presença de cicatrizes uterinas;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Transtornos alimentares;
- Uso de antidepressivo, anticonvulsivante, antipsicótico ou anti-histamínicos.
Sintomas
A mulher com amenorreia vai perceber que não está menstruando, mas em um período que deveria estar. Não acontece em todos os casos, mas há mulheres que sentem dores de cabeça, dor na região pélvica, queda de cabelo e aumento da acne.
No caso das meninas que nunca menstruaram fica mais difícil saber, pois existem muito casos de meninas que só vão menstruar pela primeira vez entre os 14 e 16 anos. Mas, se o corpo já estiver se desenvolvendo, e a menstruação não aparecer, é bom ir ao ginecologista para investigar a causa.
No caso das mulheres que já menstruavam normalmente, é considerado amenorreia quando a menstruação não desce por 3 meses (quando era regular) ou por 6 meses (quando era irregular).
Tratamentos
Na ausência da menstruação, a primeira coisa a fazer é ir ao ginecologista. O médico irá pedir exames e conversar com a paciente para saber seu histórico de saúde e hábitos de vida. Só então, quando tiver o diagnóstico, poderá prescrever algum tratamento, como:
Melhoria dos hábitos de vida
Se a amenorreia ocorreu por causa da obesidade, é recomendado o emagrecimento. Se foi por algum transtorno psicológico, este deve ser tratado pelo médico psiquiatra para que a menstruação volte ou comece.
Ajustes hormonais
Se o médico notar que o problema é uma desregulação hormonal, poderá recomendar medicamentos para reequilibrar os hormônios que estiverem descompensados.
Cirurgia
Em casos de hímen perfurado, cicatrizes uterinas ou alterações na estrutura da vagina, pode ser necessário operar para corrigir o problema.