Apareceu um gatinho na sua casa e você não tem ração para oferecer a ele? Ou você tem gatinhos, mas a ração acabou e não tem como sair agora para comprar? Então, o que dar para gato comer quando não tem ração?
Essa é uma boa pergunta, afinal, embora os gatos sejam animais com um lado selvagem aflorado e gostem muito de caçar, eles podem comer várias coisas saudáveis e naturais que os humanos comem.
Mesmo assim é importante saber o que pode oferecer, já que o organismo deles é diferente do nosso, e nem tudo cai bem. Aliás, aproveite e veja esta lista com 10 alimentos perigosos para cães e gatos.
O que dar para gato comer quando não tem ração?
Tenha em mente que o gato pode comer comida de humanos, mas tomando alguns cuidados, como evitar alimentos industrializados, muito temperados e com ossos ou espinhas. Veja a lista:
1. Peixe
O peixe é um dos primeiros alimentos que vem na mente quando a gente pensa o que dar para gato comer quando não tem ração. De fato, pode. Mas, cuidado com os espinhos, remova todos, e não precisa temperar, apenas cozinhar o peixe, tirar espinhos, rabo e cabeça.
2. Frango
O frango também pode ser oferecido aos gatinhos, sem tempero e sem ossos para evitar que eles se engasguem ou machuquem, já que os ossos de frango quebram facilmente e ficam pontiagudos. Cozinhe o frango, deixe esfriar e ofereça ao bichano.
3. Miúdos de frango
Os miúdos são os órgãos internos de outros animais como frango, então, você pode cozinhar sem tempero e oferecer aos gatos o fígado, o coração e moela de frango, por exemplo. É bem nutritivo e eles costumam adorar!
4. Ervilhas
No caso das ervilhas é interessante oferecê-las junto com alguma carne, tanto pelo sabor quanto pela textura e a combinação de nutrientes. Pode descongelar as ervilhas que você compra congeladas, já que elas não contêm conservantes nem temperos. Apenas evite as ervilhas enlatadas.
5. Batata
Até mesmo batatinhas é uma opção de o que dar para gato comer quando não tem ração, desde que sejam cozidas ou assadas. Não ofereça batatas fritas aos gatos, nem cruas e não coloque temperos. Assim como no caso da ervilha, o ideal é misturar com alguma carne para ser mais completo e gostoso.
6. Brócolis
Você pode cozinhar ou assar os brócolis até ficarem macios, deixar esfriar, cortar em pedaços e oferecer aos gatos como refeição, junto com alguma carne, ou como petisco.
Aproveite e veja qual tipo de alimento para gatos é mais saudável