Dor de barriga, enjoo, vômitos e diarreia são alguns sintomas do organismo para lhe avisar que alguma coisa que você comeu não caiu bem. Nessas horas é preciso saber o que comer com intoxicação alimentar para não piorar o quadro e, ao mesmo tempo, repor os nutrientes do corpo para se recuperar.
A intoxicação alimentar é provocada pela contaminação de bactérias ou fungos na comida. É mais comum nos dias quentes, quando os alimentos tendem a se deteriorar mais rápido, e os principais riscos associados são a desidratação ou uma infecção mais grave.
O que comer com intoxicação alimentar?
Quando o corpo está tentando eliminar algo que não fez bem parece difícil ingerir qualquer coisa, e o próprio mal-estar e indisposição tiram a vontade de comer.
Porém é importante se nutrir e hidratar para repor o que está sendo perdido, sem forçar o organismo a trabalhar mais que o necessário. Veja o que pode ajudar nesse momento.
Água, chá e suco de frutas
De 30 em 30 minutos beba água e chás leves, como de camomila ou erva cidreira, para reidratar o corpo. A água de coco, rica em sais minerais, também é uma boa pedida, principalmente no Verão.
Conforme for se sentindo melhor, prepare sucos de frutas frescas, como maçã e laranja lima. Nada de suco de caixinha, que é rico em açúcar e conservantes.
Sopas e caldos
Alimentos sólidos forçam o organismo a trabalhar para a digestão, e o que comer com intoxicação alimentar são comidas leves e de fácil absorção. Caldos de legumes, canja de galinha e sopa de arroz são boas opções, com pouco tempero e coadas.
Purê de batatas
Frango cozido
O frango vai fornecer proteínas e nutrientes necessários sem forçar demais seu organismo. Ele pode ser consumido com arroz branco ou no meio da canja.
Frutas sem casca
Pera, maçã e banana prata são boas opções, pois além de nutritivas e leves não soltam o intestino quando consumidas sem casca.
Legumes e carnes magras grelhados ou cozidos
Com o passar dos dias, a saúde vai melhorando, e o leque de opções de o que comer com intoxicação alimentar se amplia. Invista nos grelhados e cozidos, que farão seu corpo voltar ao ritmo aos poucos.
O que não comer com intoxicação alimentar
Enquanto o corpo não se recupera, fuja dos alimentos ricos em gordura, como batata frita, fast food e hambúrguer, e doces, como bolo, chocolate e tortas.
Evite também os legumes, frutas e verduras ricos em fibras, que podem piorar os sintomas da diarreia, como brócolis, feijão, grão-de-bico, aveia, abóbora e abacate.
Dicas de como evitar intoxicação alimentar
No começo do ano o advogado especialista em responsabilidade por produtos e danos pessoais Bill Marler, de Seattle, revelou quais são os alimentos que não consome de forma alguma para evitar a intoxicação alimentar.
Marler trabalha há 20 anos pela segurança dos alimentos e já representou diversas vítimas de casos de intoxicação alimentar contra empresas de grande porte.
Em sua lista estão vegetais e frutas pré-cortados e pré-lavados, que podem estar contaminados por terem sido previamente manipulados; brotos crus, que podem conter salmonela e coliformes fecais; carne mal passada, pois o cozimento inferior a 71ºC pode gerar intoxicação; e mariscos crus, que reúnem todas as bactérias possíveis do mar.
Confira outras dicas para fugir do problema e não precisar se preocupar com o que comer com intoxicação alimentar:
- Mantenha os alimentos refrigerados, principalmente laticínios e carnes;
- Respeite os prazos de validade e se desconfiar que um alimento está estragado não consuma;
- Verifique as condições de higiene de restaurantes e lanchonetes;
- Evite alimentos e bebidas de quiosques de praia, cuja procedência e armazenamento muitas vezes é duvidoso;
- Para lanches da manhã e tarde, prefira alimentos que não precisam de refrigeração, como mix de castanhas, barrinhas proteicas, frutas, bolachas e biscoito de polvilho;
- Lave bem as mãos antes de comer e cuide para que talheres, copos e pratos estejam sempre higienizados.