A gente já sabe que fast food não faz bem para a saúde. Quem é saudável pode comer de vez em quando, mas, mesmo assim, o excesso traz muitos prejuízos ao organismo.
O grupo de alimentos considerados fast food são, na maioria, alimentos ultraprocessados também chamados de alimentos remosos ou inflamatórios.
O melhor que podemos fazer é reduzir ao máximo o seu consumo, ao mesmo tempo em que adotamos um estilo de vida mais ativo e uma alimentação mais equilibrada. Quer bons motivos para começar hoje mesmo?
Veja também: Como ter uma alimentação saudável e qual sua importância?
Veja o que acontece com o corpo ao parar de comer fast food
Os alimentos tipo fast food passam por processos industriais nos quais recebem uma série de aditivos para ganharem mais cor, sabor, aroma, preservar sua textura e aumentar sua validade.
Esses aditivos acabam por camuflar nossa sensibilidade aos aromas e sabores, além de desregularem nossos hormônios e nos fazer sentir emocionalmente aliviados quando comemos fast food.
Então, quando você para de comer essas coisas, seu corpo reage semelhante a um processo de abstinência e, depois, readaptação. Veja só!
Parar de comer fast food traz a sensação de abstinência
A gente sabe que existe o vício em comida e muitos transtornos alimentares. Isso prova que o nosso estado emocional pode se tornar refém da comida.
Sendo assim, ao abandonar o consumo de fast food, ou reduzir drasticamente com relação à quantidade que comia antes, o corpo vai sentir falta.
Isso acontece porque os ingredientes das fast foods são rapidamente absorvidos pelo corpo e provocam uma sensação prazerosa imediata, mas que vai embora tão rápido quanto surgiu.
Na sua experiência de abandonar ou reduzir o consumo desses alimentos, prepare-se para ter episódios de tristeza, irritabilidade e até mesmo um forte desejo de comer os alimentos novamente.
Aproveite e veja: Depressão e fast food: os melhores ingredientes para a felicidade
Mudanças no olfato e paladar
Se o consumo de fast food for frequente, o paladar fica limitado a esses sabores e acaba deixando de aceitar outras opções mais naturais.
Para reverter isso, basta ter paciência e caprichar em receitas deliciosas e saudáveis. Assim, aos poucos, os sentidos vão voltando a ter mais sensibilidade aos aromas e sabores naturais.
Veja também: Como ajudar na formação do paladar do seu filho e fazê-lo gostar de alimentos melhores
Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Um dos maiores malefícios da fast food é aumentar a quantidade de gordura que se prende nas paredes das artérias.
Esse problema, quando avançado, pode levar a uma doença chamada aterosclerose, além do colesterol alto e pressão alta.
Ao abandonar a fast food e substituir por uma alimentação saudável e balanceada, também reduz consideravelmente o risco de sofrer um infarto e outras doenças relacionadas à saúde do coração.
Dieta para colesterol alto: veja o que pode comer e o que deve evitar
Melhora o sistema imunológico
Como as fast foods são comidas inflamatórias e nutricionalmente pobres, prejudicam o bom funcionamento do sistema imunológico.
Com isso, o organismo fica mais vulnerável ao surgimento de doenças de variados tipos, inclusive piorando casos de doenças crônicas e relacionadas ao sistema imune, como alergias, rosácea e diabetes.
Aproveite e veja: Mitos e verdades sobre melhorar o sistema imunológico
Ao parar de comer fast food a pele vai ficar mais bonita
Quando ingerimos muitas gorduras saturadas e açúcares, que estão presentes em grande quantidade nas fast foods, a pele fica mais oleosa e o aparecimento de acne é quase inevitável. Quem já tem predisposição a problemas de pele nota esse malefício ainda mais.
Se você parar de comer esses alimentos durante algumas semanas, passando a beber mais água, hidratar a pele e comer com qualidade, certamente irá notar uma mudança positiva na saúde e na aparência da sua pele.
Veja também: Células da pele 30 anos mais jovem? Conheça esta nova tecnologia