Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa e não acredite do poder da atração das coisas, é inegável que existe o poder da palavra sobre a vida de qualquer pessoa.
O que você pensa, você fala. O que você fala, vira ação e se torna parte da sua realidade que é o seu estilo de vida.
Seguindo essa lógica, se você é uma pessoa que pensa muitas coisas positivas, que prefere focar no que vai dar certo e deseja o bem para tudo e todos, você também fala e age de forma positiva, tornando a sua vida mais leve e próspera.
No oposto, se você é uma pessoa que está sempre reclamando e vendo o lado ruim das coisas, deixa de perceber o que há de bom e acaba levando uma vida focada na negatividade, refletindo isso em seus pensamentos, palavras e atitudes.
Significado e intensidade das palavras
Se as palavras não tivessem poder, não faria a menor diferença ouvir xingamentos ou elogios. O poder das palavras está no significado e na intensidade que se dá a elas. Dá para perceber quando uma pessoa diz “ai que ódio”, mas em tom de brincadeira, ou “ai que ódio”, com a real intensidade desse sentimento.
Também dá para entender quando uma pessoa está sendo sincera e direta ou quando ela está usando as entrelinhas e não conseguindo ser clara no que diz porque não quer causar uma situação desagradável.
Em cada momento da sua vida você tem a oportunidade de dar poder à palavra que sai da sua boca, para o bem ou para o mau. Essa escolha reflete na forma em que as pessoas veem você, pois é através das palavras que você demonstra como pensa e como rege a sua vida.
Escolha suas palavras e enriqueça seu vocabulário
Já parou para pensar que grande parte dos conflitos entre as pessoas ocorre por falta de saber escolher as palavras antes de dizê-las? E também por não ser capaz de interpretar o que alguém quis dizer?
Como você não tem controle sobre a forma como o outro vai lhe entender, o melhor a fazer é escolher bem as palavras que vai usar para se comunicar. Estude, leia conteúdo de qualidade e amplie seu vocabulário para saber usar a palavra certa na hora de se fazer entender.
Quando você se faz entender e usa palavras respeitosas e claras com as pessoas, você ganha respeito, você é mais facilmente compreendido e amplia sua rede de contatos, pois é uma pessoa boa de conversar e de resolver as coisas.
Isso vale pra todos os tipos de relações: com seus pais, seus filhos, amigos, colegas de trabalho e até com desconhecidos. Dê o poder certo às palavras que vai dizer, pois elas são a sua principal ferramenta na hora de mostrar ao mundo quem você é e como quer ser tratado.