nuvem de poeira
Crédito: Reprodução NOAA

Saiba tudo sobre a nuvem de poeira que está assustando o mundo

Entenda o que é, quando vai chegar, por que vai chegar e o que fazer

Publicidade

Certamente você já viu nos noticiários sobre a nuvem de poeira que está assustando o mundo, como se já não bastasse o coronavírus e a nuvem de gafanhotos… Para você ter uma ideia do tamanho do problema, ela esta sendo chamada de Godzilla, um monstro de filme antigo, que destruía cidades inteiras. Entenda melhor o que é e se você precisa se preocupar.

O que é a nuvem de poeira Godzilla?

Ela é uma massa de ar, como aquelas que trazem frio ou pancadas de chuva muito forte. Só que, nesse caso, ela carrega partículas de poeira e areia. Ela é até comum, mas essa está com uma concentração altíssima de partículas, sendo a pior em meio século. Ela tem origem no deserto do Saara ou no Hemisfério Norte e vai sempre em direção às Américas.

Quando vai chegar ao Brasil?

Ela já passou pela África, viajando 5 mil km até o Caribe. Já passou também pela Venezuela e a previsão é que ela continue se movendo. Muito provavelmente chegará à parte norte da America do Sul nos próximos dias. Porém, já se pode perceber algumas partículas chegando ao Rio Amazonas.

Por que vai chegar?

Primeiro de tudo, por mais que pareça vindo de uma apocalipse bíblico, essa nuvem de poeira não é tão perigosa. Isso porque fica a uma altura de 2 mil km da atmosfera, apesar de ter até 5 km de espessura. Ela é comum e faz parte da movimentação de massas de ar do planeta, que acontece muito mais do que você imagina.

Publicidade

O que fazer?

Em geral, ela não faz mal, mas prejudica a luminosidade, altera a cor do céu para um tom cinzento e deixa o tempo extremamente seco. Além dessa baixa umidade, a nuvem traz partículas que podem prejudicar muito quem sofre com problemas respiratórios ou que estão lutando contra a covid-19. O ideal é manter a casa sempre úmida, fazer a limpeza úmida (passando somente pano, ao invés de varrer) e, se puder, manter um purificador de ar em casa. No mais, é esperar passar e voltar à normalidade.

PODE GOSTAR TAMBÉM