As pontas do cabelo ficam espigadas por diferentes motivos: excesso de chapinha, secador e babyliss, pentear começando da raiz e levando todo o nó para as pontas, passar muitos meses sem cortar as pontas e não fazer hidratação. Pois é, hidratar o cabelo é fundamental para evitar e para tratar as pontas espigadas, então, veja algumas receitinhas maravilhosas que vão ajudar a corrigir esse problema – e evitar que aconteça de novo. Confira como fazer a nutrição para pontas espigadas.
Hidratação de óleo vegetal e maionese
A maionese é um ingrediente muito usado nas receitas de hidratação caseira, tanto que existe até máscara de maionese pra comprar pronta, mas você pode usar a maionese que tem para comer mesmo. Essa receita tem as quantidades para um cabelo longo.
Ingredientes
- Óleo de semente de uva: 1 colher de café;
- Óleo de argan: 1 colher de café;
- Maionese: 2 colheres de sopa;
- Máscara desmaia cabelo (opcional): 3 colheres de sopa.
Modo de preparo e uso
- Em um potinho, misture muito bem todos os ingredientes.
- Lave o cabelo com shampoo, mas não use condicionador.
- Enxugue o excesso de água do cabelo, penteie (das pontas até a raiz).
- Aplique a sua máscara caseira no cabelo, mecha por mecha, da metade do cabelo para as pontas (não precisa na parte de cima). Aplique enluvando bem para aquecer o cabelo.
- Prenda o cabelo, coloque uma touca e deixe agir por mais ou menos 15 minutos.
- Depois enxague bem o cabelo, passe condicionador e finalize como de costume.
Nutrição com maionese, azeite e mel
Essa é uma receita parecida com a anterior, mas uma opção para quem não tem os óleos vegetais recomendados e quer fazer o tratamento agora mesmo. Se você for loira, evite o azeite e escolha outro óleo vegetal, pois pode manchar o cabelo.
- Maionese (comestível ou para cabelo): quanto bastar para o tamanho do cabelo;
- Azeite (de oliva): 2 colheres de sopa;
- Mel: 1 colher de sopa.
Modo de preparo e uso
- Em um potinho, misture bem todos os ingredientes.
- Como essa é uma nutrição, e não hidratação, não precisa lavar o cabelo nem estar com ele limpo.
- Aplique a misturinha no cabelo seco e sujo (ou limpo, mas seco), mecha por mecha, só nas pontas. Os fios não vão ficar macios nesse momento.
- Deixe agir por 1 hora e meia, depois lave normalmente com shampoo e com a misturinha que vai ver na próxima dica abaixo.
Misturinha pós-hidratação para selar as pontas
Seja qual for a receita de hidratação que você escolheu fazer, pode acontecer de o seu cabelo continuar com um aspecto meio espigado, como se não tivesse segurado sua hidratação nos fios. Então, faça esse truque para melhorar o aspecto das pontas, como um pós-hidratação.
Ingredientes
- Condicionador (qualquer tipo): 2 colheres de sopa;
- Vinagre de maçã: 1 colher de sopa.
Modo de preparo e uso
- Quando for remover a sua hidratação do cabelo, leve para o chuveiro um potinho com o condicionador e o vinagre misturados.
- Na hora de passar o condicionador, passe essa misturinha com o vinagre, desembaraçando os fios entre os dedos e deixando selar as pontas. Depois enxague, sempre com água morna ou fria.
- Se quiser, pode usar esse truque sempre que for lavar o cabelo, mesmo se não fizer hidratação.
Veja também: Como fazer reparador de pontas caseiro