Todos nós fazemos as mesmas coisas quando acordamos, porque gostamos de organizar a nossa manhã de um modo prático e rápido. Mas será que os nosso hábitos matinais não nos prejudicam? Serão eles os mais saudáveis para iniciar o dia da melhor maneira?
Em sete passos, confira os hábitos matinais que deve eliminar da sua rotina.
1 – Não ponha o despertador para repetir quando ele tocar de manhã
Não há melhor sensação do que ficar na cama um pouquinho mais a seguir ao toque do despertador. Muitos de nós adiantam a hora de despertar só pelo prazer de ficar na soneca, mas segundo Timothy Morgenthaler, especialista em sono, não devemos fazê-lo. Ao adormecermos de novo iniciamos um novo ciclo de sono, que não vamos ter tempo de acabar, acabando por levantar com mais sono ainda.
2 – Beber café
Quantos de nós pensam que precisam daquele café matinal para acordar? Na verdade, a altura do dia em que o nosso corpo mais produz cortisol, a hormona do stresse, é aproximadamente uma hora depois de acordarmos. Se lhe juntarmos cafeína vamos atingir níveis de stresse que não são benéficos para nós. Deixe o cafézinho para quando chegar ao trabalho.
3 – “Checkar” o e-mail
Os dispositivos móveis são a primeira companhia de muito de nós ao acordar. Ainda na cama, lemos mensagens, comentários nas redes sociais e várias vezes, e-mails relacionados com o trabalho. Julie Morgenstern, autora de “Never check e-mail in the morning”, explica que esse é um princípio que acaba com a criatividade e que as nossas preocupações começam antes do que deveriam.
4 – Não fazer a cama
Nem toda a gente gosta ou tem tempo de arrumar a cama e o quarto de manhã, antes de sair de casa, mas o autor de “The Power of Habit”, Charles Duhigg, defende que devemos. Para ele, o ato de fazer a cama aumenta muito a produtividade do resto do dia, porque pode desencadear ações encadeadas que levem a outras rotinas produtivas.
5 – Exercício físico intenso
De manhã prefira fazer exercícios mais lentos ou de alongamentos. Se gostar de fazer exercício físico mais intenso deve esperar pelo menos meia-hora até o iniciar. Quando acordamos os músculos do nosso corpo não estão preparados para movimentos bruscos, podendo lesioná-los.
6 – Sair da cama à pressa
Quando os despertador toca não o adie, mas também não pule da cama à pressa, porque não lhe faz bem. Devemos dar alguns minutos ao nosso corpo, para permitir que os músculos alonguem e que, juntamente com o cérebro, também o corpo desperte de todas aquelas horas em que esteve a repousar. Espreguice-se e curta a preguiça durante um pouco.
7 – Fazer tudo às escuras
Enquanto se prepara para sair de casa não faça tudo às escuras, porque está a enviar um sinal errado ao seu corpo. O seu cérebro pode interpretar a falta de luz como sinal de ser ainda de noite, resultando em mais sono matinal e preguiça. Natalie Dautovich, da Fundação Nacional Americana do Sono, explica que ao iniciarmos as nossas actividades no escuro podemos deixar o nosso organismo confuso.