Além dos cachorros e gatos, vários outros animais se adaptam bem à rotina doméstica e podem ser criados em casa, com muito amor e carinho, desde que os donos conheçam suas necessidades. O casal Paulo Leite e Raquel Angel, por exemplo, decidiu criar a Nugget, sua galinha de estimação.
“A Nugget é um animal perfeito. Ela tem a mistura certa do carinho e a animação de um cachorro, com a independência de um gato. Quando a gente chega em casa, é aquela bagunça”, diz o dono.
A galinha tem 1 ano e 7 meses, tem roupinhas estilosas e muita personalidade. Ela adora passear pelas ruas do Distrito Federal, seja na coleira ou de moto. Desde que chegou na casa de Paulo e Raquel, foi criada de uma forma especial.
A Nugget foi comprada em uma agropecuária pelo Paulo, que pagou R$ 8 por ela, quando ainda era um pintinho. A ideia era de ajudar Raquel a superar o medo de aves que tinha desde criança. No começo foi difícil para Raquel, mas eles foram persistentes até conseguirem se tornar uma família feliz.
“Ela começou a seguir a gente dentro de casa e, assim, nós dois fomos criando amor. Ela fica piando quando a gente chega, sobe na mesa, na pia e fica deitada no pé quando a gente lava louça.”
Quando o animal veio para casa, eles ainda não sabiam se o pintinho era galo ou galinha, e deram a ela o nome de Nugget, que serve para ambos os sexos. Construíram para ela um poleiro e um castelo de madeira dentro do apartamento, e depois de seis meses veio a surpresa: Nugget pôs um ovo: era uma galinha.
“Todo mundo queria saber se Nugget era galo ou galinha. Quase que a gente fez um chá revelação para ela”, lembra Paulo.
Nugget faz sucesso nas redes sociais
Como não é comum ter uma galinha como animal de estimação, muito menos uma galinha tão cheia de personalidade, Paulo criou para ela o perfil @nuggetoficial no Instagram.
Lá eles compartilham a rotina da Nugget como pet influencer, os eventos que ela participa e as ações nas quais se envolve.
A família faz questão de usar as redes para divulgar que uma galinha também pode ser animal de estimação, com direito a certidão de nascimento, roupinhas, casinha, festa de aniversário e banho de chuveiro.
“A coleira mesmo, nós prendemos em volta do peito e da asa. Usamos para ir ao shopping e para as pessoas entenderem que não é qualquer galinha, é um pet.”
Uma rotina com regras
Para quem pensa que galinhas não agem como cães e gatos, está enganado. A Nugget entende as regras da casa. Ela sabe que não pode fazer cocô no sofá e nem na cama. Quando precisa ir ao banheiro e está no colo de alguém, pede licença com uma bicadinha.
No dia a dia, Nugget é apegada à família, gosta de ciscar no seu tapete de grama artificial, fazer jogos mentais e passear no parque, onde pode ter contato com a natureza.
E para quem se pergunta sobre a alimentação de Paulo e Raquel, eles contam que, gradualmente, foram parando de consumir frango, mas ainda comem outros tipos de carne. Eles também comem os ovos que a Nugget põe, dia sim e dia não.
“Não foi de propósito, foi gradual. No mercado, em vez de pegar frango, pegamos carne e outros produtos. Fomos perdendo o interesse.”
Passeios de moto
Com dois meses de idade, Nugget também aprendeu a passear de moto com Paulo. Ele primeiro fez um teste na garagem do prédio para ver a forma mais segura de levar Nugget. Também consultou o Código de Trânsito Brasileiro para garantir que não estaria infringindo nenhuma lei ao levar Nugget para passear nas ruas.
“Eles veem que o jeito que estou levando é seguro, que não oferece risco nem para mim, para os outros e e nem para ela.”
As pessoas ficam curiosas e até os guardas de trânsito já pararam a dupla na rua, mas não para dar infração, e sim para tirar fotos. Nugget sabe como se segurar na moto, e ela fica na coleira, bem tranquilo, curtindo os passeios.