Menu

Noz-moscada ajuda a aliviar labirintite: veja como usar

Junto com o alecrim, a noz-moscada tem ação anti-inflamatória que pode ajudar no alívio dos sintomas.

Crédito: Freepik

Publicidade

Quem convive com a labirintite sabe que não é fácil. Essa doença é incapacitante, pois as crises podem trazer sintomas realmente difíceis de lidar. As causas são bem variadas e o tratamento deve ser recomendado pelo médico. Mas, existem opções caseiras que podem ajudar no alívio dos sintomas e dois ingredientes bons para isso são a noz-moscada e o alecrim. Veja quais são os benefícios e como usar.

Veja também: Mais remédios caseiros para aliviar labirintite

Como a noz-moscada ajuda na labirintite?

A labirintite é a inflamação do labirinto, uma estrutura do ouvido. Dentro dele ficam os cristais, que têm a função de pressionar as células para transformar as ondas sonoras em estímulos nervosos.

Quando esses cristais se deslocam para outros canais, ocorrem problemas de comunicação entre o labirinto e o cérebro.

Aí surgem os sintomas desagradáveis de vertigem, náuseas, palidez, suor excessivo, zumbidos e chiados no ouvido, dores de cabeça, dificuldade para ouvir e outros.

Publicidade

Entre tratamentos médicos e remédios caseiros, uma das formas de aliviar esses sintomas é usando noz-moscada na forma de chá.

É por causa da ação anti-inflamatória da noz-moscada que ela ajuda a aliviar os sintomas da labirintite. Também pelo seu efeito relaxante e sedativo, importante para acalmar a pessoa que está se sentindo em total desequilíbrio numa crise.

Nessa receita, que você vai ver a seguir, também participa o alecrim porque ele contém ácido rosmarínico, ácido carnósico e óleos essenciais, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras, aliviando os sintomas.

Receita do chá

Lembrando que essa receita não substitui a consulta ao médico, nem o tratamento que ele prescrever. É importante avisar ao médico se pretende tomar algum remédio caseiro para que ele diga se é seguro no seu caso.

Publicidade

Ingredientes

  • Noz-moscada ralada: ¼ de colher de sopa;
  • Alecrim fresco: 1 colher de chá;
  • Água fervente: 200 mililitros.
  • Modo de preparo
  1. Adicione as folhas de alecrim e a noz-moscada ralada à água fervente.
  2. Tampe e deixe repousar por 5 a 10 minutos.
  3. Coe, deixe amornar e tome de 3 a 4 vezes por dia.

Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Esse chá não é recomendado para crianças menores de 5 anos, gestantes, lactantes nem para pessoas com doença de fígado.

Veja também: Benefícios do alecrim para sua saúde e como usá-lo

Sair da versão mobile