Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, ajudaram a desenvolver um novo exame de sangue para detectar o câncer de próstata com maior precisão do que os métodos atuais.
Novas pesquisas mostram que o exame de sangue ‘PSE’ (Prostate Screening EpiSwitch) tem 94% de precisão – superando o exame de sangue do antígeno prostático específico (PSA) usado atualmente.
A equipe de pesquisa diz que o novo teste mostra um potencial significativo como um diagnóstico de triagem de câncer preciso e rápido.
Veja também: Cientistas de Oxford testam vacina para câncer de próstata, ovários e pulmão
O teste foi desenvolvido pela Oxford Biodynamics em colaboração com a UEA, Imperial College London e Imperial College NHS Trust.
Atualmente não existe um teste único para o câncer de próstata, mas os exames de sangue PSA estão entre os mais usados, ao lado de exames físicos, exames de ressonância magnética e biópsias.
No entanto, os exames de sangue PSA não são usados rotineiramente para rastrear o câncer de próstata, pois os resultados podem não ser confiáveis.
Apenas cerca de um quarto das pessoas que fazem uma biópsia da próstata devido a um nível elevado de PSA têm câncer de próstata. Portanto, houve um esforço para criar um novo exame de sangue com maior precisão.
A equipe da UEA avaliou o novo teste PSE, que combina o teste PSA tradicional com um teste epigenético EpiSwitch, em um estudo piloto envolvendo 147 pacientes.
Eles compararam seus resultados com os do teste padrão de PSA – e descobriram que o PSE aumenta significativamente a precisão geral da detecção de homens em risco.
Veja também: Câncer de próstata: o que é, causas, sintomas, prevenção e tratamentos
O Professor Dmitry Pshezhetskiy, da Norwich Medical School da UEA, disse: “Quando testado no contexto da triagem de uma população em risco, o teste PSE produz um diagnóstico rápido e minimamente invasivo do câncer de próstata com desempenho impressionante. Isso sugere um benefício real para fins de diagnóstico e triagem”.
Jon Burrows, diretor executivo da Oxford Biodynamics, disse: “Há uma necessidade clara na prática clínica diária de um exame de sangue altamente preciso que possa rastrear homens quanto ao câncer de próstata e identificar com precisão aqueles em risco, poupando aqueles que até agora estar sujeito a procedimentos desnecessários, caros e invasivos. Este é mais um exemplo de como nosso portfólio de produtos pode contribuir para a redução do custo total de cuidados com a saúde global.”
Noticiado em UEA – University of East Anglia