Independente do tamanho, qualquer cicatriz pode se tornar um tanto incômoda. Mas ainda pior é o processo de cicatrização, longa, dolorosa e muitas vezes, com risco de infecção. Porém, uma Universidade da Pensilvânia conseguiu descobrir a solução ideal.
Veja também: chá cicatrizante de goiaba e pitanga realmente funciona
Como funciona a cola instantânea para feridas
Pode parecer impossível, mas esse grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) conseguiu desenvolver uma cola que fecha a ferida em 3 minutos. E quer saber o melhor? Ele não deixa a pele tão marcada quanto os processos comuns e tem muito menos chance de inflamar ou formar queloides.
Isso porque o seu processo de cicatrização é alterado pela cola. Quando você faz um corte pequeno, depois de um tempo, nem aparece sinal dele, certo? Isso se deve ao processo de cicatrização baseado em células de gordura, chamadas adipócitos.
Porém, grandes cortes são tratados de forma diferente pelo organismo, recebendo o aporte de células miofibroblastos, que não têm gordura e acabam não regenerando a pele, como fazem os adipócitos.
Essa cola faz então um truque interessante no local onde é aplicada. Além de manter as partes unidas, ela estimula a produção de adipócitos nos folículos da pele, mesmo em cortes grandes. Assim, ela acaba se regenerando, sem formar aquela cicatriz pouco desejada.
A cola é feita com base em tecido de camundongo e pele humana criada em laboratório, mas ainda tem que passar por muitos testes antes de ser utilizada em larga escala. Mesmo assim, é certamente um grande avanço para a ciência, principalmente para a área médica.