Menu

Nimesulida, este antiinflamatório está sendo retirado do mercado

Se você toma Nimesulida, então deve ler este artigo! Saiba que ele está sendo retirado do mercado por estar relacionado com problemas no fígado! Curioso? Saiba tudo aqui!

Publicidade

Conhece o medicamento antiinflamatório Nimesulida? Sabia que ele tem estado na ordem do dia? Note-se que este medicamento é prescrito em casos de dores intensas, tais como dores de dentes, ouvido, menstruais ou de garganta, dando alguns exemplos. Eventualmente, já o tomou associado a tratamentos destes gêneros de dor.

Este medicamento pode ser encontrado facilmente, uma vez que assume diversas designações comerciais: Nisulid, Fasulide, Nimesubal e Arflex, por exemplo. A sua versão em gel, geralmente trata processos dolorosos causados por músculos, ligamentos, articulações e tendões.

Nimesulida e os seus efeitos secundários

Embora muito médicos brasileiros aconselhem Nimesulida aos seus pacientes nos variados cenários medico-terapêuticos, a ação tóxica no corpo de quem o toma está causando apreensão nos membros dos vários organismos de saúde, a nível mundial.

Parece que este medicamento está causando danos no fígado dos pacientes que o ingerem. Segundo a Unidade Nacional de Transplante de Fígado (NLTU), organismo irlandês, ultimamente, seis transplantes hepáticos ocorreram em pacientes com falhas severas no fígado e, pelos vistos, tomarem Nimesulida condenou a situação de saúde deles ainda mais.

Publicidade

Tudo aponta que a ingestão deste anti-inflamatório promove a insuficiência hepática fulminante (FHF) sem motivo aparente. A verdade é que o quadro de hepatotoxicidade não escolhe pacientes. Ela pode acontecer seja no início, durante, no fim ou após ter tomado o antiinflamatório em questão e, em qualquer pessoa.

Medicamento é retirado do mercado

Deste modo, vários países estão retirando ele do mercado. A Comissão Europeia já veio manifestar inquietação sobre este assunto. E, além disso, lançou um aviso para que as pessoas se abstenham do uso de Nimesulina, especialmente, se for uma ingestão frequente e regular. Saiba que este fármaco nunca foi aceito pelos organismos de saúde alemães e britânicos e na Holanda, Canadá, Suécia, Finlândia, Irlanda, Japão, Estados Unidos, Espanha, Dinamarca e Bélgica, foi proibida a sua venda.

Nimesulida no Brasil e em Portugal

Em relação a Portugal e ao Brasil, o Nimesulida pode ser adquirido facilmente em qualquer farmácia e tem igualmente uma versão de medicamento genérico. É um fato que este antiinflamatório era dos mais consumidos, por brasileiros e portugueses, até ao ano de 2000.

Com base nesta informação, a nossa sugestão é que, caso esteja a tomar este fármaco, convém que converse com o médico que o receitou, pois pode haver uma alternativa menos danosa para o seu caso de saúde. Além disso, nunca o tome (assim como nenhum medicamento) de forma espontânea e sem indicação medica.

Publicidade

Fonte: Revista Brasileira de Farmácia

Leave a Reply

Sair da versão mobile