Embora seja uma doença silenciosa, o diabetes tem consequências bem sérias, podendo até levar à morte. Por esse motivo, é necessário se cercar dos maiores cuidados, mas é sempre fundamental o acompanhamento médico.
Por que o quiabo e o maxixe são importantes para os diabéticos?
O quiabo é um fruto que divide opiniões. Como é “pegajoso”, muitas pessoas evitam incluir esse ingrediente no seu cardápio.
No entanto, o quiabo combate diversos problemas de saúde: desde a asma à prisão de ventre, passando pelo câncer de cólon. O fruto é também um forte aliado no controle de diabetes.
Isso se deve à mucilagem do quiabo, vulgarmente chamada de “baba”. Essa substância conta com fibras que diminuem a quantidade de glicose no sangue a partir do intestino.
Aliás, uma investigação divulgada pelo Journal of Pharmacy and Bio-allied Science, em 2011, comprovou esse benefício do quiabo, constatando uma enorme redução do açúcar no sangue em animais de laboratório.
O maxixe é outro fruto importante no controle do diabetes: como é rico em zinco, previne os distúrbios da próstata, cicatriza as mais variadas feridas e diminui o mau colesterol. Para preservar as qualidades do zinco, incluindo a sua importância para o metabolismo do açúcar, o maxixe deve ser consumido cru.
A composição do maxixe ainda inclui fósforo, cálcio, sódio, ferro, vitamina C, magnésio, betacaroteno (pró-vitamina A) e vitaminas do complexo B.
Conheça receitas caseiras feitas à base de quiabo e maxixe
Água de quiabo
Ingredientes:
- Quiabos: 4 a 6
- Água: 200ml
Modo de preparo:
1. Corte no meio os quiabos, jogando fora as pontas;
2. Coloque-os num copo com água que, depois, deve ficar tampado;
3. Ao longo da noite, deve deixar os quiabos de molho;
4. De manhã, beba a água após retirar os quiabos, preferencialmente em jejum;
5. Aguarde 30 minutos para beber ou comer.
Suco de maxixe
Ingredientes:
- Maxixe: 1
- Copo com água: 1
Modo de preparo:
1. Raspe o maxixe;
2. Corte o maxixe no meio;
3. Junte 1 copo com água e, durante 5 minutos, bata tudo num liquidificador;
4. Passe pelo coador;
5. Beba.
O suco deve ser tomado 2 vezes por dia: em jejum e meia hora depois do jantar.
Assista a esse vídeo para conhecer outros produtos naturais que controlam o diabetes:
Curtiu as nossas dicas? Está na hora de compartilhar!
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.