Modinha entre os jovens, o narguilé já é utilizado há tempos no Brasil. Não se sabe exatamente sua origem, só que vem do Oriente. Ele é uma espécie de cachimbo d’água usado para fumar em conjunto com outras pessoas. Saiba se narguilé faz mal e quais cuidados ter.
Como funciona
O narguilé é um objeto usado para para fumar tabaco, que geralmente está aromatizado. Ele é composto por uma base, onde é colocada a água, o corpo, que é a parte de conduz a fumaça para dentro do líquido, o fornilho, lugar em que são colocados o tabaco e o carvão em brasa, e uma mangueira, usada para aspirar a fumaça.
O grande diferencial é que, nele, o fumo pode ser aromatizado de maneiras diversas, como flores, doces, cítricos etc. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, mais de 200 mil brasileiros faziam uso regular do narguilé.
Como o equipamento é flexível e pode ser montado como desejado, há também casos do uso de outras drogas e até bebida alcoólica associada. De acordo com o Ministério, o narguilé se enquadra na lei antifumo e seu uso é proibido em locais fechados.
Narguilé faz mal: sim ou não?
A resposta é simples e quem dá é a Organização Mundial de Saúde (OMS): sim, narguilé faz mal, e muito! Veja a reportagem da Globo sobre o tema:
De acordo com a OMS, essas são as provas de que narguilé faz mal:
- Fumá-lo expõe não somente o usuário, mas também os que estão em volta aos riscos relacionados;
- Ele não é mais seguro do que o cigarro;
- Uma hora de narguilé pode corresponder entre 100 e 200 cigarros, a depender da forma de uso;
- A água não filtra a toxidade. Quem usa narguilé inala monóxido de carbono, metais pesados e químicas causadoras de câncer;
- Gestantes são especialmente vulneráveis a doenças, bem como o feto, mesmo sendo fumantes passivas – sendo somente expostas à fumaça, sem fumar diretamente;
- Nenhum equipamento ou peça pode tornar o uso de narguilé seguro para a saúde;
- Compartilhar pode disseminar doenças transmitidas oralmente como a tuberculose, sífilis, herpes e pneumonia.
É mais prejudicial que cigarro?
Os dois são letais e cada um tem seus venenos em particular, mas ambos são destrutivos para sua saúde física e mental.
Ambos viciam, bastando 50 tragadas (que ocorrem facilmente em uma hora de uso coletivo) para se tornar viciado e seu corpo pedir mais e mais sessões, cada vez com mais nicotina e, quem sabe, uma droga mais forte.
Veja esse vídeo com o depoimento de um médico sobre o tema:
Tipos de narguilé
Os narguilés são basicamente iguais. O que muda é o formado da parte onde são colocados o carvão e a essência. Os principais são:
- Egípcio;
- Vortex;
- Phunel;
- Maçã;
- Invertido;
- Coroa;
- Eletrônico e
- Sírio.