NÃO pode usar para desinfetar seu carro
Crédito: Freepik

O que você NÃO pode usar para desinfetar seu carro

Cuide da limpeza do seu carro, mas evite o ressecamento do painel e do volante com essas dicas

Publicidade

O acabamento do carro é delicado e requer os produtos certos para a sua limpeza, sendo facilmente prejudicado por alguns extremamente populares para o combate à covid-19. É essencial que se saiba quais são os 5 produtos que você não pode usar para desinfetar seu carro nesse período, então, anote aí!

Evite sabão com pH ácido

Sabão em pó e outros tensoativos são excelentes para a limpeza, mas péssimos para o acabamento de seu carro! Eles mancham o painel e prejudicam diretamente a estrutura interna do veículo. Por isso, opte por sabões neutros, que não danifiquem seu automóvel!

Nada de solventes

Solventes como a querosene e removedores em geral são altamente prejudiciais e danificam plásticos e carpetes permanentemente. Por isso, embora eles sejam úteis para pisos, devem ser evitados em seu carro.

Etanol

Conhecido como álcool de posto, o etanol é péssimo para a limpeza. Como foi visto, os solventes são prejudiciais para o acabamento interno do carro. Acontece que o próprio etanol é um solvente muito conhecido no meio industrial, podendo manchar e ressecar as partes mais delicadas.

Publicidade

Desengordurantes

Eles foram projetados principalmente para a limpeza de pisos e de granito, mas não são recomendados para plásticos, tecido ou couro. Afinal, os desengordurantes não possuem um pH neutro, sendo prejudiciais para o painel, bancos e volante.

Cuidado com o álcool

O álcool habitual nas limpezas domésticas não deve ser usado em excesso, mas pode ser aplicado com uma flanela. Não passe o álcool em bancos de couro e evite passar esse produto sob o sol quente. Ele pode ser utilizado no volante, travas das portas, freio de mão e botão para abrir a janela. Mesmo assim, tome cuidado em plásticos, para não ressecar o material.

O ideal é fazer a desinfecção sempre que necessário, mas também a manutenção das partes internas. Para isso, use produtos específicos para a conservação do couro e das partes plásticas, como o silicone. Assim, seu carro vai ficar seguro, porém conservado.

Veja também: como limpar vassouras, panos e esponjas depois da faxina

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM