Menu

Não se exercitar pode ser pior do que fumar

Saiba o que diz o estudo que apontou esse resultado surpreendente

Crédito: Unsplash

Publicidade

Os benefícios do exercício físico já são antigos conhecidos de todos, mas o resultado de um estudo feito surpreendeu até os pesquisadores envolvidos. Não se exercitar pode ser pior para sua saúde do que fumar. Entenda melhor.

Sobre o estudo

Crédito: Unsplash

A pesquisa publicada no jornal científico JAMA Network Open analisou 122.007 pacientes de uma clínica em Cleveland (EUA), de 1991 a 2014. Eles passaram por testes de esteira e tiveram suas taxas de mortalidade analisadas com o passar do tempo.

Os pesquisadores encontraram uma ligação clara entre uma vida mais longa e mais saudável com os altos níveis de exercícios. O trabalho diz claramente que “exercícios cardiorrespiratórios extremos são associados com o melhor nível de sobrevivência e também têm mais benefícios naquelas pessoas mais velhas e que têm hipertensão”.

O Dr. Wael Jaber, co-autor do estudo, disse à CNN que “quem é sedentário tem um pior prognóstico, e pode morrer por isso, do que alguém hipertenso, diabético ou alguém que fuma diariamente”. O pesquisador se diz extremamente surpreso com esse resultado.

Publicidade

O estudo também analisou aquelas pessoas ativas além da média, que podem ser chamadas de ultra atletas. Eles concluíram que elas não têm mais riscos de morte, pelo contrário: quanto mais as pessoas se exercitam, mais podem viver.

Para cuidar da saúde

Antes de tudo, é importantíssimo procurar um médico para analisar a sua saúde geral. A partir daí, ele pode lhe orientar por onde começar, inclusive de acordo com o resultado dos seus exames.

Para escolher um exercício físico adequado para você, considere os objetivos e, principalmente, seja persistente para encontrar aquele que mais gosta. Vale fazer aulas experimentais de diversas mobilidades e só então bater o martelo na decisão. Ter afinidade com a atividade é essencial para manter a rotina de exercícios.

Se você fuma, informe-se como parar de fumar e mantenha a sua decisão. Leve em consideração que vai ser um processo difícil e que vai demandar muita força de vontade, mas lembre-se que quanto mais recaídas você tiver, mais vezes terá que recomeçar todo o processo. Aqui também é essencial um acompanhamento médico e psicológico; use todas as ferramentas para facilitar sua vida.

Publicidade

A alimentação precisa ter também uma atenção especial. Consulte um nutricionista para o caso de considerar uma mudança no cardápio; ele é o profissional adequado para atender suas necessidades e facilitar o processo de reeducação alimentar. Para começar a mudança já, evite o máximo que puder alimentos processados, aqueles que têm, na tabela nutricional, componentes que você não sabe o que é.

Leave a Reply

Sair da versão mobile