A maquiagem é algo muito importante para algumas mulheres. Há mulheres que não saem de casa sem ela! E. mesmo que isso agrade o espelho, a saúde tende a não gostar muito desses produtos de beleza.
Por conta de sua importância, a maquiagem movimenta milhões na indústria cosmética. Há um importante suporte de pesquisa para que os produtos, além de beleza, também ofereçam segurança ao usuário.
Mas nem sempre é possível, porque os insumos utilizados nos muitos produtos podem desencadear alergias e mesmo expor o organismo a agentes que prejudicam diretamente a saúde. Isso ocorre, principalmente, com os metais presentes na maquiagem.
Isso não quer dizer que os produtos não devem ser utilizados. Há uma margem de segurança para sua utilização, que não pode ser feita de maneira exagerada. Também existe a faixa etária adequada à prática maquiar, o que exclui crianças, por exemplo.
Conheça alguns produtos presentes na maquiagem e seus efeitos para o organismo:
Cádmio
Está presente na maioria dos produtos de maquiagem. Em grandes quantidades, pode causar insuficiência renal e, em grandes quantidades, câncer.
Tolueno
Esta presente, principalmente, nos produtos para manicure. Também é encontrado em corantes para cabelo.
O tolueno pode danificar o sistema nervoso central. Entre as consequências estão distúrbios neurológicos.
Benzofenonas
Esse produto pode ser encontrado em shampoos, sprays de cabelo e servem como base para a proteção dos raios ultravioleta.
Quando o organismo recebe altas doses desses composto, pode ter reações alérgicas e choque anafilático.
Parabenos
Os parabenos, são usado em sabonetes líquidos, condicionadores, loções e perfume. Podem causar, entre outros distúrbios, o câncer de mama.
Chumbo
É usado como pigmento para sombras, delineadores e batons e pode ser um dos mais perigosos para o organismo.
Quando cai na corrente sanguínea pode causar múltiplos problemas, como o câncer e infertilidade.
Silicato de magnésio
É o principal componente do talco. Sua composição leva silício, oxigênio, magnésio e hidrogênio. Também contém amianto, que causa vários tipos de câncer.
O talco é usado como antisséptico, desodorante e por cabeleireiros para reduzir a adesão dos fios à pele.
A melhor forma de evitar a contaminação é reduzir o consumo.
Gostou dessa dica? Então compartilhe!