Colocamos os alimentos na geladeira para aumentar o seu tempo de vida, acreditando que assim estaremos preservando as suas propriedades por mais tempo. Sabia que esse princípio pode ser muito enganoso? É que os alimentos não respondem da mesma forma ao frio e, ao armazená-los na geladeira, podemos estar fazendo precisamente o contrário. Veja a seguir quais são os alimentos não devem ser guardados na geladeira.
14 alimentos que não deve conservar na geladeira
1. Abacate
O abacate é um fruto que demora para amadurecer. Você acha que ao colocá-lo na geladeira está acelerando o processo? Ele vai ficar mais molinho, isso é verdade, mas nem por isso pronto para ser saboreado. Ele apenas fica mais macio porque absorve umidade através da casca.
2. Azeite de oliva
Sabe a que temperaturas é que o azeite de oliva deve ser armazenado? Entre os 12 e os 16ºC. Ao colocá-lo na geladeira, a gordura vai atingir temperaturas menores e vai acabar por se desintegrar, ficando separada em camadas.
3. Banana
Na geladeira a banana não vai ficar madura mais rápido, apenas mais escura. Vai acabar perdendo em sabor e em aspecto. E você sabe que os olhos também comem!
4. Batata
O sabor da batata fica alterado a temperaturas abaixo dos 7ºC. Mas o pior é que ganha níveis maiores de acrilamida, uma propriedade suspeita de ser causadora de câncer. Quer armazenar a batata corretamente? Guarde-a em um lugar fresco, dentro de um saco de papel.
5. Berinjela
As berinjelas também não são muito amigas do frio. Se você as guardar na geladeira, elas provavelmente vão ficar manchadas. O seu sabor também fica comprometido, por isso melhor mesmo é conservá-las em outro lugar.
6. Café
Evite ao máximo guarde o café na geladeira! Um lugar escuro e seco será o mais indicado. Se a sua ideia é fazer com que os grãos durem mais tempo, pode até colocá-los no congelador, mas não na geladeira. Além de perderem o seu sabor, vão acabar por absorver os odores dos outros alimentos.
7. Cebolas
O frio é o verdadeiro inimigo das cebolas, que vai acabar por atrair fungos e bactérias. Isso se deve ao excesso de umidade. Para manter o sabor fresco das cebolas, é preferível deixá-las na temperatura ambiente.
8. Chocolate
Se o calor não faz bem para o chocolate, não vai ser o frio a ajudar a sua conservação. As temperaturas baixas levam a que se forme uma camada branca no chocolate. Sabe do que se trata? São cristais de sacarose que ficam ali acumulados. Além da aparência, também sofre o sabor. O único problema é que no calor, fica praticamente impossível encontrar um lugar fora da geladeira que não esteja muito quente!
9. Frutas tropicais
Mude de estratégia! Considere guardar esses alimentos em um armário escuro, protegidos com camadas de papel. O frio da geladeira vai acelerar o amadurecimento, fazendo que os frutos apodreçam mais rapidamente e comecem a liberar substâncias prejudiciais.
10. Manjericão
O que acontece quando colocamos essa erva aromática no frio? Ela acaba murchando e perde a sua fragrância. Tal como no caso do café, tem o risco do manjericão poder absorver o odor dos outros alimentos.
11. Mel
Na presença do frio o mel acaba cristalizando. Esse é um problema menor, ultrapassado pelo fato de as propriedades benéficas se perderem mais rapidamente que o normal. Basta armazenar o mel de forma correta para que ele possa durar anos e anos! Siga essa recomendação: guarde o seu mel em um frasco bem fechado, em um lugar escuro.
12. Pão
Muita gente tem o hábito de guardar o pão na geladeira. Mas as baixas temperatura fazem com que o pão fique muito duro. Para aproveitar o pão que fique sobrando, nada é melhor que fazer torrada!
13. Tomate
A textura, o sabor e as propriedades do tomate são afetadas quando ele fica exposto a temperaturas demasiado baixas. Além disso, o processo de amadurecimento acaba sendo retardado.
14. Vagens
Para que não percam suas propriedades, é preferível que congele as vagens, para que durem por mais tempo. Se optar por colocá-las na geladeira elas vão perder sua vivacidade e ganhar um aspeto pouco apelativo.
Curtiu essa dica? Então também vai curtir esse vídeo:
Compartilhe essa informação preciosa! Uma boa alimentação é meio caminho para uma vida saudável.