Nem toda sogra tem a sorte de ter a nora dos sonhos, e vice-versa. Às vezes é só birra mesmo, ciúmes do filho, dificuldade em vê-lo com dando mais atenção à família que formou. Mas, também tem os casos em que a nora não colabora, e aí a sogra precisa usar seu jogo de cintura e sua experiência de vida para tentar apaziguar a relação e continuar mantendo uma boa convivência, sem se afastar.
Não gosto do jeito que minha nora cuida do meu filho e dos meus netos
Você precisa ter o bom senso de perceber se a sua nora apenas cuida do marido e dos filhos dela de uma forma diferente da sua, ou se é de uma forma realmente prejudicial, agressiva e tóxica.
Peça opinião de mais alguém próximo à família para ajudá-la a ter certeza e, se for o caso de precisar intervir, chame seu filho para uma conversa e veja o que ele pensa sobre a situação, mas sem jogá-lo contra a esposa.
Minha nora me falta com respeito
A falta de respeito é inimiga de qualquer relacionamento. Já parou para pensar qual pode ser o motivo de você ser tratada assim pela sua nora? Será que ela guarda alguma mágoa de algo que aconteceu e vocês nunca esclareceram?
Que tal agir de forma madura e chamá-la para uma conversa tranquila, com a intenção de realmente saber os motivos dela e resolverem juntas?
Minha opinião é ignorada pela minha nora
Nem todo mundo gosta de ficar recebendo palpites e opiniões sem que tenha pedido. Mesmo que a sua intenção seja boa, talvez o melhor seja guardar sua opinião para você.
Deixe que a sua nora cuide da família dela do jeito que ela e o marido preferem, e espere que ela peça sua ajuda ou opinião quando realmente precisar.
Minha nora me trata como uma rival
Você é a mãe, e ela é a esposa do seu filho. Vocês não são rivais, e sim, partes importantes da mesma família. A mudança dessa atitude da sua nora pode começar por uma mudança na sua atitude.
Reflita em quais momentos ela costuma tratá-la como rival ou inimiga, e mude suas atitudes nesses momentos, sem confrontá-la ou julgá-la. Quando ela perceber que não há motivos para rivalizar com você, o comportamento dela também vai mudar.
Não gosto do jeito e da aparência da minha nora
Às vezes você simplesmente “não vai com a cara” de uma pessoa e não tem um motivo real para isso. Acontece, é comum. Mas, nesse caso, se o seu filho gosta daquela mulher e, lá no fundo, você sabe que é recíproco, não tem com o que se preocupar.
Não é jeito mais quieto ou falador, as roupas, os hábitos diferentes ou a aparência da sua nora que servem de parâmetro para você achar que ela é boa ou má para o seu filho. Nesse caso, apenas aceite e escolha ver seu filho feliz.