Ver seu filho ser manipulado pelos outros faz doer o coração. Com os mais jovens, isso acontece pela falta de experiência de vida, por não saberem analisar as pessoas que os cercam, nem identificar situações que possam prejudicá-los.
Mas, embora esse tipo de situação faça parte da formação das crianças e dos adolescentes, os pais devem estar sempre por perto, orientando o filho sobre os riscos da manipulação e sobre como identificar e se livrar de uma pessoa manipuladora, que pode levá-lo para o caminho errado.
Então, vamos ver agora algumas dicas que você pode avaliar e seguir, se achar que fazem sentido na sua rotina de criação, para evitar ver seu filho ser manipulado pelos outros.
Veja também: Como afastar os filhos do mundo virtual e aproximá-los da vida real
Ensine seu filho a dizer “não”
As crianças aprendem a dizer “não” enquanto ainda são bem pequenas, e os pais sofrem com isso, pois elas adoram negar tudo: banho, comida, ordens variadas.
Mas, existe uma diferença entre este tipo de “não” aos pais na primeira infância, e aquele que precisamos aprender a dizer para evitar que outras pessoas se aproveitem de nós.
Na convivência do dia a dia, os pais devem deixar claro aos filhos que o respeito e as ordens dentro de casa são importantes.
Mas, também devem tomar cuidado para não criar filhos submissos, que não sabem fazer as próprias escolhas, não sabem diferenciar o certo do errado e não conseguem negar pedidos dos outros, mesmo quando podem prejudicá-los.
Sempre que surgir uma situação em que você enxerga uma possível manipulação de uma pessoa sobre a outra (na vida real ou na fantasia), chame seu filho e explique o que está errado naquela situação, para que ele veja e aprenda.
Todo mundo tem limites
Seu filho precisa aprender que ele tem limites, e não tem que fazer tudo o que os colegas pedem só para se sentir parte de um determinado grupo.
A partir do momento em que a criança ou adolescente se sente desconfortável em uma situação, ele deve perceber que aquele é o seu limite, e talvez seja melhor se afastar daquelas pessoas ao invés de aceitar a manipulação delas para fazer parte do grupo.
Saber em quem pode confiar
As crianças e adolescentes têm dificuldade em julgar quem é uma pessoa confiável e quem pode ser um manipulador.
Então, o seu papel é mostrar a ele, nas experiências do dia a dia, quais são as caraterísticas das pessoas confiáveis e das manipuladoras.
Ensine-o a diferenciar os olhares maldosos dos bondosos, as falas de manipulação e as atitudes duvidosas das pessoas ao redor.
Esteja sempre aberto a ouvir e dialogar
Outro ponto importante para evitar ver seu filho ser manipulado é saber que ele precisa sentir que pode confiar em você quando precisar conversar, desabafar e tirar dúvidas.
As dicas anteriores perdem o poder, se você não souber ouvir seu filho nem dar bons conselhos a ele, sem desdenhar das escolhas que ele está pensando em fazer.
Esteja sempre aberto a ouvir o que seu filho precisa dizer, sem julgá-lo antecipadamente nem fazê-lo ficar envergonhado pelo que está passando.
Mesmo que você não saiba exatamente como expressar a sua opinião, esteja presente, ouça, compreenda e esteja disponível para ajudar seu filho a resolver os problemas da vida de criança e de adolescente.
Veja também: 5 Dicas para construir uma boa relação entre seus filhos e seu novo parceiro