não deixar uma pimenteira morrer
Crédito: Freepik

5 Dicas para não deixar sua pimenteira morrer

Nada de secar a pimenteira! Veja dicas de como cuidar dela corretamente

Publicidade

Pimenteira é certamente uma das plantas mais queridas nos jardins e hortas do brasileiro. Mas, como qualquer outra planta, ela precisa de alguns cuidados para vingar e produzir bem. Apesar de ser muito resistente — inclusive a energias ruins — ela pode ficar ainda mais bonita e resistente com alguns cuidados simples. Veja quais são e não deixe a sua pimenteira morrer.

Veja também: como plantar um pé de pimenta em casa

Temperatura

De acordo com a Embrapa, as pimentas adoram dias mais quentes, quando produzem muito melhor. A temperatura ideal para elas é entre 21°C a 30ºC. A média das mínimas ideal 18ºC, e das máximas em torno de 35°C. Por outro lado, temperaturas acima 35°C prejudicam a formação dos frutos.

Ou seja, elas realmente não ficam muito bem durante o inverno nas partes mais frias do país. Porém, tem como montar uma estufa para cultivar suas pimentas, mesmo em temperaturas abaixo dos 18°C. Nesse caso, o conselho da Embrapa é ter casa-de-vegetação com teto, laterais, frente e fundos de plástico, ou somente o teto é de filme e as laterais, frente e fundos de tela.

Publicidade

Plantio

Seja na terra ou em vaso, mantenha sempre o torrão da muda ao replantar, garantindo assim maior integridade das raízes e um crescimento mais rápido. O solo deve ter uma boa drenagem e ser rico em compostos orgânicos.

Antes de plantar, é fundamental que a terra tenha sido arada, para facilitar o crescimento das raízes e o acesso aos nutrientes. Se estiver inadequada, é bom fazer uma adubação e aguardar uma semana antes de plantar.

Vasos

Se for plantar sua pimenteira em um vaso, escolha algum que tenha pelo menos 30 cm de diâmetro, mesmo que seja uma muda ainda pequena. Isso é fundamental para que ela possa se nutrir o suficiente para produzir. Além disso, ele deve ter a drenagem no fundo — aqueles furinhos presentes na parte de baixo do vaso — para evitar que a pimenteira seque por alguma doença ou tenha o caule apodrecido por excesso de umidade.

Rega

A quantidade de água que sua pimenteira vai precisar depende de algumas circunstâncias. Se ela estiver em exposição ao sol por grande parte do dia, vai precisar de mais regas do que aquela à meia sombra. O mesmo se aplica à época do ano, umidade do ar e outros fatores.

Publicidade

Então, a melhor forma de saber se deve regar sua pimenteira é tocando na terra. Se estiver úmida, deixe para molhar no dia seguinte e, se estiver seca, coloque água somente no solo, nunca nas folhas.

Poda

Sim, as pimenteiras também devem ser podadas para se manterem fortes e produtivas. Ela deve ser feita no início do inverno, quando ela começa a ficar mais fraca, por causa da temperatura. Corte todas as pontas que já produziram e galhos secos, deixando pelo menos 30 cm na base, para que ela ganhe força novamente e possa se renovar.

Com essas dicas preciosas, você vai manter sua pimenteira sempre linda e produtiva, evitando também doenças oportunistas. Se estiver com algum problema com relação a pragas, veja se livrar de cochonilhas, lagartas e pulgões. Aproveite também para conhecer alguns adubos naturais e tenha uma pegada mais leve no planeta.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM