Manter uma vida ativa é bem importante para alcançar a longevidade com saúde. Foi isso que escolheu fazer Charlotte Sanddal, quando se tornou nadadora depois dos 70 anos de idade.
Então, se você acha que está velho demais para aprender um novo esporte, praticar uma determinada atividade ou até mesmo bater um recorde mundial, é hora de pensar novamente.
Quando Charlotte Sanddal, moradora de Helena, em Montana (EUA), se aposentou aos 73 anos, ela decidiu tentar um novo esporte: natação. E foi a melhor decisão da vida dela.
Veja também: Brasileiro completa 100 anos, sendo mais de 80 no mesmo emprego
Avançando para o presente, Charlotte, de 100 anos, não parou de nadar nem diminuiu a velocidade – na verdade, é exatamente o oposto!
Desde que completou um século, em agosto de 2022, Charlotte já quebrou vários recordes mundiais, inclusive no estilo livre, nos Huntsman World Senior Games.
Mas, ela não para por aí. A nadadora planeja voltar à competição no ano que vem!
Veja também: Dietas para viver 100 anos: os melhores alimentos
“Devo tudo à natação, por estar aqui hoje”, disse Charlotte. “Não tenho problemas de saúde. Não tomo nenhum remédio, então sou muito, muito, muito sortuda, mas devo tudo à natação.”
Quando questionada sobre como ela se sente ao quebrar recordes mundiais na sua idade, a humilde mulher respondeu: “Ótimo, todo mundo deveria tentar!”
Enquanto Charlotte redefine o que significa ter 100 anos, ela prova que a idade é apenas um número.
Obrigado, Charlotte, por ser uma inspiração para pessoas de todas as idades, já que, quanto antes começamos a nos cuidar, maiores são as chances de conquistar o que você conquistou. Que venham muitos mais anos de saúde, uma ótima atitude e natação!
Veja também: 6 Benefícios da natação que são essenciais para a saúde
Assista Charlotte em ação no vídeo abaixo e não se esqueça de compartilhar sua história com um amigo:
Compartilhado de Inspire More