Já é de conhecimento comum que praticar exercícios físicos é fundamental para manter uma boa saúde. Mas, um estudo recente aponta de que a musculação reduz hipertensão nas pessoas que sofrem com a doença.
Pessoas com hipertensão precisam de cuidados especiais com a alimentação, medicação e não podem ser sedentárias.
Então, se estiver na dúvida entre qual tipo de exercício fazer, com certeza a musculação deve fazer parte das suas escolhas.
Veja também: Conheça os tipos de hipertensão
Musculação reduz hipertensão: o estudo
Os pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) conduziram um estudo através do qual puderam concluir que a musculação é grande aliada das pessoas hipertensas.
Os alunos de Educação Física da Unesp realizaram uma revisão sistemática da literatura científica sobre o tema, sob a coordenação da professora do Departamento de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, Giovana Rampazzo Teixeira.
A amostragem contou com 253 participantes, com média de idade de 59 anos. A análise foi feita com base em uma série de ensaios controlados que avaliou o efeito do treinamento por oito semanas ou mais.
Com esta revisão, que é padrão-ouro em nível de evidência, eles puderam verificar a intensidade, o volume e a duração do treinamento que garantiriam os melhores resultados.
Como fazer o exercício corretamente?
Com base na conclusão do estudo, foi visto que a musculação reduzi hipertensão quando é feita da forma correta.
De acordo com a professora, “a prevenção continua sendo um bom caminho, contudo, encontramos resultados robustos que o exercício físico de força pode ser utilizado como uma terapia não farmacológica para reduzir a pressão arterial. E nesse caminho, nossos resultados apontam a dose necessária para alcançar esse objetivo:”
Exercícios de musculação com carga moderada a vigorosa, dois ou três dias na semana, a partir de oito semanas, são eficientes em reduzir os valores de pressão arterial em indivíduos hipertensos;
Nessa dose, houve uma redução de 10 mmHg sistólico e 4,79 mmHg diastólico em oito semanas do treinamento de força.
Continua sendo muito importante fazer exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bike ou dança, por exemplo.
Veja também: Os benefícios da dieta DASH para a hipertensão