Certamente você já observou que, quanto pior a noite de sono, menor a chance de que se tenha vontade de fazer qualquer outra coisa além de dormir (incluindo o sexo). Isso acontece não apenas por causa do cansaço, mas também pela alteração hormonal resultante da falta do sono. Mas nada melhor do que um estudo para explicar essa importante relação.
David Kalmbach e sua equipe publicaram na Biblioteca Nacional de Medicia (NIH), uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, um estudo que comprova essa relação. “A pesquisa sugere que a curta duração do sono e a má qualidade do sono levam a uma resposta sexual feminina ruim”, explicam.
Para chegar a essa conclusão, eles avaliaram 171 mulheres por 14 dias consecutivos. Elas informavam a qualidade e duração do sono e permitiram o acesso às pesquisas realizadas na internet. Além disso, elas também preencheram alguns questionários que falavam sobre a escala de desejo e excitação geral, além, é claro, sobre a atividade sexual, sozinha ou não.
Entre as mulheres que dormiam melhor, todas atestaram maior predisposição ao sexo no dia seguinte. Entre os resultados surpreendentes desse estudo, os pesquisadores descobriram que, a cada hora a mais de sono de qualidade, o desejo aumenta 14%. Ou seja, a “obtenção de sono suficiente é importante para a promoção do desejo sexual saudável e da resposta genital, bem como a probabilidade de envolvimento em atividades sexuais em parceria”.
Como dormir melhor?
Para conseguir uma melhor noite de sono, é importante ter uma rotina adequada. Isso porque, além de ajudar a mente a se acalmar, também influencia no fisiológico. Veja algumas ações que podem ajudar:
- Pelo menos duas horas antes de dormir, se afaste de qualquer tela;
- Reduza o ritmo, as conversas e o tom de voz nesse período;
- Reserve um tempo para fazer atividades como meditação ou uma boa leitura antes de deitar;
- Se alimente adequadamente, evitando excessos e investindo em magnésio;
- Mantenha seu quarto arrumado e aconchegante;
- Antes de deitar, invista em um bom chá morninho.
E o sexo?
Outra boa forma de dormir melhor é ter relações sexuais antes de deitar. Isso porque os hormônios liberados durante o sexo ajudam a ter um sono mais profundo. Mas pode acontecer de você não andar com muito ânimo para isso. Então dá uma olhada nessa lista de dicas para aumentar a libido:
- Estimule a produção de dopamina, através da atividade física, nutrientes, meditação e adivinhe: uma boa noite de sono;
- Mantenha os níveis de estrogênio regulados, visitando o seu médico e mantendo uma alimentação adequada;
- Invista em uma alimentação balanceada, rica em afrodisíacos;
- Existem chás afrodisíacos que também podem ajudar a dar aquela forcinha;
- Abuse dos óleos essenciais estimulantes em massagens ou aromaterapia.
Além dessas dicas, é fundamental que a relação esteja boa, com respeito e diálogo. Invista um tempinho em vocês, mas também se ame e se cuide. Nunca se coloque de lado, em último na escala de prioridades. Se alimente bem, tenha ótimos momentos de intimidade (sozinha ou acompanhada) e, é claro, durma o suficiente para aproveitar mais plenamente sua vida.
Aproveite e veja também:
- Os melhores alimentos para dormir melhor
- Como usar magnésio para insônia
- Quais os chás recomendados para insônia