Essa é uma questão que não se pode generalizar. Muitas vezes, a paixão acontece por uma pessoa que você jamais imaginaria se apaixonar, seja por causa das características físicas ou psicológicas. Porém, são muitos os casos em que homens se sentem confusos ao estarem com mulheres que eles acham atraentes, só que por serem muito inteligentes e decididas, acabam intimidando.
O estudo
Para abordar esse tema com uma base científica, foi feito um estudo na Universidade de Buffalo, em Nova Iorque, que comprovou essa teoria. Ao menos, considerando os participantes da pesquisa.
Na primeira fase do experimento, homens voluntários foram orientados a avaliar uma mulher com habilidades em matemática e inglês. Todos apontaram a jovem como uma desejável parceira romântica em longo prazo.
Já na segunda fase, que era prática, os pesquisadores criaram situações de competição entre homens e mulheres. Quando uma mulher demonstrava ser mais inteligente que o homem, ele instantaneamente deixava de reconhecê-la como atraente.
Na vida real
A competitividade está na natureza masculina, seja entre eles mesmos ou com mulheres. No entanto, também é preciso considerar a construção da sociedade com base no comportamento machista que, por longos séculos, colocou a mulher como inferior. Com isso, quando uma mulher se destaca, o homem se sente inseguro e confrontado.
Esse comportamento não pode ser generalizado, pois muitos homens não agem dessa forma ao se deparar com uma mulher muito inteligente, segura de si e decidida. Ao contrário: se o homem também for inteligente, seguro de si e decidido, ele vai achar ótimo ter ao seu lado uma mulher compatível para dividir sua vida.
O problema é encontrar esses homens em meio a tantos outros com comportamento machista ou mesmo ainda imaturos. A vida precisa trazer experiências para que as pessoas mudem, mas durante todo esse tempo, é bem grande o risco de as mulheres mais inteligentes e independentes não conseguirem encontrar seu par compatível sem sofrer com a insegurança dele.
Como encontrar um homem à sua altura?
É verdade que o amor é cego. Isso pode ser bom ou ruim. Mas, não significa que uma mulher não deva avaliar um homem antes de aceitar namorar com ele.
Essa é uma atitude mais comum das mulheres maduras, que já passaram por relacionamentos de longos anos ou com pessoas diferentes, e aí parece óbvio avaliar certos quesitos antes de aceitar entrar na vida de alguém. Então, mulheres mais novas e inexperientes, sigam o exemplo.
Autoconhecimento
Em primeiro lugar, você precisa se conhecer. Como está sua autoestima? O que você estuda? Quais são os seus interesses pessoais (em música, gastronomia, tipos de eventos, cultura)? Quais são seus planos para o futuro?
Perspectiva sobre o outro
Quais atitudes você espera de alguém para ser seu namorado? Essa questão vai além de ser gentil, abrir a porta do carro, te levar para conhecer lugares, ser romântico. Isso é normal quando se está querendo conquistar alguém. Precisa pensar no dia a dia, na convivência com a pessoa, por exemplo: pontual, organizado, trabalhador, independente, positivo e alto astral.
É claro que a pessoa não vai ser exatamente como você espera, até porque ela pode mudar em alguns aspectos durante a convivência de vocês.
Mas, atenção: nunca aceite namorar um cara que você acha cheio de defeitos, esperando que ele mude por sua causa.
Você deve aceitar as pessoas como elas são, e algumas mudanças não vão acontecer, pois fazem parte do caráter e da personalidade. Por isso é importante saber o que você procura, para chegar o mais próximo possível de encontrar.
Saber onde procurar
Se você está querendo encontrar um par romântico que seja mais caseiro, goste de eventos em família e de estudar, as chances de encontrá-lo em uma balada eletrônica até existem, mas são bem reduzidas.
Então, na dúvida, use as redes sociais e os aplicativos de relacionamento a seu favor. Seja sincera no seu perfil, e analise bem o perfil e as redes da pessoa por quem você se interessar. Todo mundo dá sinais sobre quem realmente é. Você só precisa saber avaliar e querer enxergar.
Conversar, perguntar e ouvir
Quando você finalmente se encontrar com alguém que pareça interessante, saiba fazer as perguntas certas e ouça o que ele tem a dizer. As mulheres costumam falar mais em um encontro do que os homens, e isso tira delas a chance de analisar seu pretendente.
Converse sem que pareça uma entrevista de emprego, mas pense com antecedência no tipo de coisa que você deseja saber sobre a pessoa, e dê a ela a oportunidade de falar sem se sentir julgada.
Ouça também o seu coração
Apesar de tudo isso, não se prenda às regras e dicas. Lembre-se que a pessoa ideal não vai ser perfeita. Se o seu coração bater mais forte e os olhares de vocês penetrarem na alma um do outro, geralmente é um sinal de que vale a pena investir.