Mulheres casadas perdem 7 horas semanais com tarefas domésticas extras!

Conheça um estudo que levantou este e outros dados sobre a sobrecarga que as mulheres recebem porque maridos não dividem tarefas do lar.

Publicidade

Desde a infância as meninas são incentivadas a aprender a fazer trabalhos domésticos, como arrumar a cama, lavar a louça, separar a roupa suja e preparar a comida.

Claro que na infância essas tarefas são levadas na brincadeira, mas já vão sendo fixadas no subconsciente para tornarem-se normais na vida adulta.

Não há nada de errado com isso, afinal, são apenas tarefas domésticas que devem ser feitas para morar em um ambiente limpo e organizado. Mas o mesmo hábito deveria acontecer com os meninos, não é mesmo?

No entanto, sabemos que é assim que funciona há muitos e muitos anos na nossa sociedade. Os meninos são incentivados a pensar no que querem ser quando crescerem, e isso exclui cuidar da casa, dos filhos e manter seu lar organizado.

Publicidade

Dessa forma, quando os namorados se casam e vão morar juntos, na maioria dos casos, a mulher começa a fazer as tarefas domésticas mecanicamente, mesmo trabalhando fora. O homem chega do trabalho, senta e espera que esteja tudo pronto.

7 horas da semana de uma mulher casada são perdidas com tarefas domésticas extras!

Para investigar o resultado desse hábito social, um estudo realizado na Universidade de Michigan, comandado pelo professor Frank Stafford, apontou que mulheres casadas recebem uma carga de trabalho doméstico de 7 horas a mais por semana. Tempo este que não precisariam dedicar aos afazeres do lar se fossem solteiras ou se o marido dividisse as tarefas.

Se esta mesma mulher tiver 3 filhos, o número de horas semanais que fica cozinhando e limpando chega a 28 a mais do que o normal, se fosse sozinha.

Este estudo se baseou em dados coletados desde 1968 pelo Instituto sobre Dinâmica de Renda Familiar dos Estados Unidos, no qual homens e mulheres foram questionados sobre quanto tempo do seu dia investiam fazendo tarefas domésticas.

Publicidade

Outros resultados da pesquisa foram que, enquanto as mulheres jovens gastam uma média de 12 horas semanais com as tarefas de casa, mulheres com mais de 60 anos gastam quase o dobro.

Atualizar a criação dos meninos, para o bem de todos!

Naturalmente, é fácil perceber qual é o foco do problema, e é exatamente o que mostra a pesquisa: a má distribuição das tarefas em casa.

Como falamos no início, o hábito criado desde a infância faz com que seja normal para os homens não participarem dos afazeres básicos e não sentirem qualquer preocupação em estar sobrecarregando suas esposas.

Publicidade

Ainda bem que existem pais que criam os filhos de forma diferente: incentivam suas meninas a pensarem na carreira e em si mesmas em primeiro lugar, e mostram aos seus meninos que é absolutamente normal participarem das tarefas do próprio lar.

A prova disso é que apesar das 7 horas de trabalho doméstico a mais recaídas sobre as mulheres, isso é quase nada perto do que era na década de 70, quando esse número chegava a quase 30 horas semanais.

E você, como criou, cria ou pretende criar seus filhos dentro dessa cultura? Acredita que as tarefas domésticas devem ser responsabilidade de todos em casa? Compartilhe conosco!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM