Menu

Mulher tem gengiva queimada após clareamento dental

Ela procurou uma esteticista para fazer o clareamento, mas acabou com um grande problema e muita dor

Crédito: Freepik

Publicidade

O clareamento dental está sempre em alta, porém deve ser feito com cautela. Essa mulher descobriu isso ao ter a gengiva queimada por um mau profissional. Veja como funciona o processo de clareamento e o que deu errado no caso dela.

Gengiva queimada no clareamento

A irlandesa Áoife Wills queria somente clarear um pouco os dentes, levemente amarelados com o passar dos anos. Ao invés de comprar o gel e fazer o procedimento em casa, ela procurou uma clínica estética para ter mais segurança. O que ela não imaginava é que o resultado seria pior do que a outra opção.

A esteticista não aplicou nenhum tipo de proteção na gengiva e pior: deixou que o gel entrasse em contato com ela. Como resultado, obteve não apenas um dente mais escurecido, mas também a gengiva queimada. Ela sentiu muita dor e, ao contrário do que esperava, sua aparência não se modificou para melhor.

Ao menos ela não sofreu nenhum dano na estrutura dos dentes, de acordo com a médica que a atendeu em seguida. Mas também não é garantido que a gengiva vá voltar à sua coloração natural. Isso tudo porque a esteticista decidiu que seria interessante fazer clareamento, sem a devida formação e a paciente não procurou uma clínica dentária para o procedimento.

Publicidade

Como funciona o clareamento dental

Primeiro de tudo, é importante saber o que faz o dente ficar amarelado. Como você já sabe, ele é formado em camadas, sendo a mais externa bastante porosa. Isso faz com que a pigmentação de alimentos, assim como restos deles, acabe penetrando. É formada então uma camada superficial mais escura, conhecida como amarelamento dos dentes.

Para clarear os dentes com gel, o dentista primeiro faz uma limpeza e coloca um líquido para proteger a gengiva, que sob o efeito de luz forma uma camada resistente. A partir daí, ele aplica o gel nos dentes e deixa agir por 20 minutos. Depois, retira com água, para que o processo de clareamento seja interrompido, não correndo o risco de eliminar a proteção do dente.

O gel age dentro dos poros, eliminando esses alimentos e pigmentações presentes. Isso acontece por causa da reação química entre o produto utilizado e o alimento, gerando como resultado o oxigênio. É essa combinação de oxigenação e dissolução dos restos de alimentos que faz com que os dentes fiquem mais claros.

Como você pode observar, tem muita química envolvida e, é claro, que o procedimento deve ser realizado por um dentista qualificado. Além disso, por se tratar de um processo químico e não mecânico (como a extração da placa), não tem como ser feito de uma só vez. O ideal então é que você faça o procedimento aos poucos, de acordo com a orientação do seu dentista.

Publicidade
Sair da versão mobile