Mulher sobrevive 12 anos sem comer e beber

Uma jovem espanhola, Noelia, não come nem bebe devido a doença

Publicidade

Noelia sofre de uma pseudo-obstrução crônica no fígado (POIC), esta doença faz com que o seu corpo não absorva nenhum nutriente. Para a jovem poder sobreviver tem que transportar um saco com dois litros de líquido, o seu alimento, que é ingerido através de via intravenosa.

Fotos Somos Nupa: Noelia e uma amiga.
Fotos Somos Nupa: Noelia e uma amiga.

Qualquer alimento ou bebida pode fazer mal à jovem e só mesmo através da alimentação intravenosa consegue sobreviver. Só em Espanha existem 200 adultos como Noelia, o médico José Manuel Moreno esclarece “metade dos doentes tem doenças malignas. Nos outros 50% dos casos, existe uma ampla gama de problemas que podem causar falha no intestino: doenças inflamatórias (tais como Crohn), que têm levado a cirurgias sucessivas ou a falta de fornecimento de sangue (por um acidente, isquemia, trombo…)”.
A jovem tem trabalhado para alertar para os problemas e luta destes doentes através da associação Somos Nupa.

Fotos Somos Nupa: A mochila com uma das refeições.
Fotos Somos Nupa: A mochila com uma das refeições.

Desde à 12 anos e para sempre, Noelia terá que levar consigo a sua mochila com as refeições. Bolsas preparadas com cuidado de modo a terem os nutrientes que necessitam. Apesar da jovem tratar das suas refeições, tentando ter uma vida normal, é vigiada regularmente.

PODE GOSTAR TAMBÉM