Menu

Mulher se torna mãe aos 54 anos, após 21 tentativas

Ela começou a tentar engravidar quando tinha 20 anos, mas não conseguia de jeito nenhum.

Foto: reprodução Daily Mail

Publicidade

Existem muitas mulheres que são realmente determinadas a engravidar, assim como outras não veem motivo para a maternidade. No caso dessa escocesa que você vai conhecer agora, o sonho de ter um filho a perseguiu pelos últimos 25 anos. Ela se tornou mãe aos 54 anos de idade.

Helen Dalglish, uma escocesa de Glasgow, gastou £ 100.000, o equivalente a R$617 mil em fertilização in vitro até conseguir engravidar. Não foi fácil, mas, a cada vez que uma fertilização não vingava, ela se sentia mais determinada e conseguir o que a natureza não queria que acontecesse.

Ter um filho se tornou o grande objetivo de vida dessa mulher, por mais que os exames determinassem sua infertilidade. Mas, como hoje em dia existem alternativas, ela investiu o quanto foi necessário para realizar essa vontade.

Veja também: É possível engravidar na menopausa?

Essa história de ser mãe começou quando Helen tinha apenas 20 anos e seu marido tinha 28 anos. Eles moravam no Chipre, e depois de tantas tentativas fracassadas de engravidar, retornaram para a Escócia.

Publicidade

Foi a partir daí que ela reuniu uma equipe médica e se tornou obstinada a conseguir engravidar, apesar de um possível problema com o posicionamento do útero, que mostrava ser o impedimento para uma gestação bem-sucedida.

Helen confessou que foram tempos difíceis. “Às vezes, ficava abalada demais emocionalmente, fisicamente e financeiramente.”

Ao longo dos 25 anos seguintes ela passou por diversas fertilizações com intervalos de tempo para seu corpo se recuperar entre um procedimento e outro, já que não é fácil se submeter a esse tratamento.

“Aquele que falha, você fica absolutamente arrasado. É como uma morte. Eu ficava deprimida por algumas semanas, mas depois me levantava e dizia: ‘certo, se você quer esse bebê, se recomponha’”, disse ela.

Publicidade

Depois de tentar pelos 10 primeiros anos, Helen ouviu do seu então médico que deveria desistir. Mas, esta não era uma opção para ela, que resolveu procurar outro médico.

Ela tentou mais 3 vezes e teve abortos em todas elas. Mas, ainda não se deu por vencida, recebendo o incentivo da mãe para continuar tentando.

A primeira tentativa do casal falhou, enviaram os embriões para exame, quando veio a surpresa que a segunda tentativa deu certo.

Publicidade

“Nós dois começamos a chorar e gritar. Minha mãe pensou que eu estava triste, mas eram lágrimas de alívio e felicidade”, afirmou Helen, que teve a notícia ao lado da mãe.

Foto: reprodução Daily Mail

Por causa da pressão alta, Helen desenvolveu pré-eclâmpsia, mas com acompanhamento médico, a gestação continuou e a bebê nasceu saudável.

Com a filha no colo, a mulher que se tornou mãe aos 54 anos não acredita que realizou o sonho de tantos anos: “Mesmo olhando para ela, não consigo acreditar que sou mãe. É surreal”.

Publicidade

Veja também: Maneiras divertidas e inusitadas de anunciar a gravidez

Sair da versão mobile