Crystal Carson é uma norte-americana fundadora da Rescuers Without Borders, uma organização que atua no resgate de cães nos EUA e em outros países. Quando ela viu a foto de Kratos, um pastor de Kangal, em um lixão em Corum, na Turquia, ficou com o coração partido.
O cão de grande porte estava deitado em meio ao lixo, muito magro e com um caso grave de sarna que acabou com a sua pelagem. A princípio, Carson pensou que o cão não iria sobreviver. Mas, mesmo assim, ela precisava tentar fazer algo a respeito.
Embora todos os cães em situação parecida precisem de atenção, Carson sentiu algo diferente ao olhar para a foto de Kratos. Era como se ele estivesse, através da foto, olhando no fundo da alma dela.
Junto com a equipe da sua Fundação, Carson faz de tudo para resgatar e garantir os cuidados básicos ao maior número de cães possível, com foco nos Estados Unidos e neste lixão da Turquia, onde vivem cerca de 850 cães. mas é difícil ter que escolher:
“É difícil escolher, mas muitas das vezes escolhemos os filhotes, porque eles não têm a capacidade de sobreviver no lixão. No ano passado, perdemos quase todas as ninhadas, ou congelados até a morte ou por inanição. Também pegamos cães mais velhos e os que não conseguiriam sobreviver se alguém não fizesse alguma coisa por eles.”
Uma parte do trabalho da Fundação é tentar levar os cães resgatados da Turquia para os Estados Unidos para que ganhem novos lares.
Mas, este é um processo lento e com burocracias, principalmente para Kratos, pois a sua raça, pastor de Kangal, é considerada um tesouro nacional no país. Pode parecer controverso, mas é verdade. Eles não deixam o cachorro sair do país, mas preferem que ele viva abandonado em um lixão.
Quando chegou a época do inverno, a Turquia ficaria cheia de neve, e aí veio uma urgência ainda maior de tirar Kratos do lixão, pois embora tivesse cerca de 8 anos de idade, naquela situação da sua pelagem dificilmente sobreviveria.
Então, Carson entrou em contato com um dos salvadores locais da Fundação, Gokce Erdogan, e juntos eles conseguiram um lugar para Kratos. Eles arrumaram um veterinário para levar o cão, que na hora do resgate estava muito dócil. Mal conseguia andar, então não resistiu.
Ele foi tratado de desidratação severa, sarna e infecção no olho, e todos ficaram surpresos por Kratos apresentar muita saúde de modo geral.
Depois o cão foi levado para abrigo independente em Bursa, na Turquia, que é dirigido por um homem chamado Emre Demir.
“As instalações são desabrigadas, mas têm casinhas de cachorro e eles recebem comida todos os dias, água fresca e atendimento médico. Então eu falei com ele [Demir] e perguntei se Kratos poderia ir para lá. Ele ficou mais do que feliz em ajudar”, disse Carson.
Agora o grande Kratos está em segurança, protegido dos rigorosos invernos, com sua saúde ficando cada vez mais forte. Tudo isso graças a uma corrente de solidariedade que atravessa fronteiras para ajudar estas inocentes vidas.
Veja também: Lindas fotos do antes e depois de cachorros resgatados