O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo usado por muitas mulheres e considerado bastante seguro. Mas, em casos raros, pode ter efeitos colaterais.
Foi isso que aconteceu com a britânica Faith O’Kelly, de 35 anos, que teve uma severa queda de cabelo após colocar o DIU, em 2016, e que teve um forte impacto psicológico na vida da jovem mulher.
“Eu não lidei bem com isso de jeito nenhum. Eu ficava muito chateada e não queria sair de casa para que as pessoas não notassem. A parte mais difícil era não me sentir mais feminina ou atraente”.
Foi só em 2019 que o problema terminou, quando ela finalmente removeu o DIU do seu útero. Mas, até então, ela estava perdendo tufos de cabelo sem saber qual era a causa, apesar do diagnóstico de alopecia.
Faith já tinha dois filhos, e por isso recorreu ao método, após decidir que seria a melhor opção para ela entre os contraceptivos. Mas ela jamais poderia imaginar em uma reação dessas do seu organismo.
“Não havia histórico de alopecia em minha família e eu tinha um cabelo lindo e comprido quando criança.”
Por mais que quisesse se esconder para evitar os olhares de julgamento, ela tinha dois filhos pequenos para criar, e ficar escondida em casa não era uma opção.
“Ter dois filhos pequenos significava que eu não podia simplesmente me esconder, então usei muitos chapéus para tentar cobrir as áreas carecas.”
Para conseguir lidar melhor com sua condição, Faith criou o perfil @rocking_alopecia no Instagram, onde compartilha sua rotina com alopecia e por onde conheceu muitas pessoas na mesma condição.
Foi apenas em 2019 que ela leu um artigo sobre a possibilidade de a queda de cabelo estar relacionada ao DIU mirena, e foi por causa desse artigo que ela resolveu remover o implante uterino.
Depois disso, aos poucos o cabelo de Faith voltou a crescer, o que foi um grande alívio por saber que não seria um dano permanente.
“As áreas que ficaram completamente calvas por mais de dois anos estão cobertas de pequenos pelos agora, e minhas manchas estão diminuindo drasticamente.”
O aprendizado positivo que Faith tirou dessa experiência foi que seu cabelo não a define, e que ela tem o poder de ajudar muitas pessoas com o seu exemplo.