Menu

Mulher oferece café da manhã para garis há 10 anos

Tudo começou com um copo d’água, negado em outras casas

Crédito: Reprodução

Publicidade

Você conhece alguém que ofereça café da manhã para os garis que deixam sua rua limpa? Extremamente raro, mas elas existem. E olha que há quem negue até mesmo um copo de água! Conheça a história dessa mulher, a amizade criada com seus “meninos” e a surpresa que ela teve no seu aniversário.

Veja também: Cláudia Raia diz que correr deixa a cara caída. É verdade?

Conheça a dona Heli

Para entender a amizade que se formou ao longo do tempo, é importante que você volte 10 anos. Dona Heli de Jesus Andrade é uma aposentada que vive em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Seu bairro, Santa Júlia, é um dos últimos da rota dos garis que passam por lá, depois de um percurso de 22 quilômetros.

É um trabalho pesado e que exige muito esforço físico. Centenas de sacos de lixo e outros objetos têm que ser carregados e lançados no caminhão. Além disso, eles têm que correr de ponto em ponto de coleta. Certamente o tempo em que passam “pegando uma carona” no fundo do caminhão é muito pequeno.

Publicidade

Então, é mais do que normal que sintam muita sede e fome ao final do trajeto. A água que levam não é o suficiente até o final da jornada. E foi assim que os garis e Dona Heli se conheceram. Ao pedir um copo de água, eles começaram a conversar e ela descobriu que não era a primeira casa que eles tentavam matar a sede.

Da água ao café

Foi então que a paradinha para abastecer as garrafas de água passou a ter também um cafezinho e leite esperando por eles. Depois, um pão com manteiga, até que foi crescendo e acabou virando um belo café da manhã. Dessa forma, todos os dias de coleta na rua de Dona Heli eram também de confraternização.

Ela é aposentada e nem sempre podia fazer algo mais elaborado, mas hoje conta com a ajuda da padaria da rua. Eles doam os pães de sal e ela prepara o resto com todo o carinho. São assim 10 anos de amizade e muita conversa boa. Toda a família já conhece os “meninos de Dona Heli” e quando ela não pode estar lá, eles preparam o café.

Em último caso, ela deixa a garagem aberta e prepara a mesa de café, deixando um bilhetinho simpático explicando que volta em breve. Claro que ela não vai deixar seus meninos sem suco, então deixa também uma geladeira pequena no local, junto com a manteiga e, nos dias de pagamento, uns frios para acompanhar.

Publicidade

Surpresa

Nesse ano, como em muitos outros, eles se reuniram para fazer uma surpresa no aniversário de Dona Heli. Porém, ela não esperava que, dessa vez, seria ela que encontraria um delicioso café da manhã. Eles se reuniram e levaram diversos lanches gostosos, preparando um momento especial para ela.

Além de fazerem os agradecimentos e preparar um café, levaram um presente muito especial. Cada um contribuiu com um pouquinho e compraram juntos uma linda cesta perfumada para Dona Heli. Nele, diversos sabonetes, creme perfumado para o corpo e muitos outros produtinhos. Mas o melhor estava no bilhete, que derreteu seu coração: “seu apoio foi para nós de valor inestimável”.

Em seu aniversário de 77 anos, ela recebeu um presente inigualável. Além desses maravilhosos amigos, cultivados ao longo de uma década, o seu carinho.

Publicidade
Sair da versão mobile