Mulher ficou sem enxergar por usar celular em excesso
Crédito: Freepik

Mulher ficou sem enxergar por usar celular em excesso

A chinesa perdeu temporariamente a visão e o médico aponta o uso do smartphone como causador

Publicidade

Quantas vezes você continuou usando o celular, mesmo com os olhos cansados? Pois saiba que isso não é nada aconselhado. Tanto que uma moradora da China perdeu a visão do olho esquerdo por um tempo. Isso tudo, por causa do uso excessivo do aparelho. Saiba como isso aconteceu e os cuidados a ter.

Veja também: aplicativo para detectar problemas de visão é eficaz e fácil de usar

Mulher perde a visão

O caso aconteceu em Shenzhen, na China, sendo que a paciente deu entrada no Hospital Popular de Songgang. Ela se queixava de dor no local e total perda da visão no olho esquerdo. Depois de uma bateria de exames, os médicos diagnosticaram retinopatia de Valsalva. Essa doença causa a ruptura de vasos nos olhos, que no caso dela, foram atrás da retina.

Essa doença é causada quando o olho sofre um esforço muito acima do normal, não suportando a pressão. Dessa forma, os diversos vasinhos que irrigam a região acabam se rompendo e criando bolsas. Se o tratamento demorar, pode causar danos irreversíveis para o paciente. No caso dela, bastou uma cirurgia a laser e descanso para que recuperasse a visão.

Publicidade

Mas você sabe o que foi que causou o problema? O uso excessivo de celular, acompanhado de pouco ou quase nenhum descanso. De acordo com o médico, ela tinha passado toda a noite em claro no aparelho. Dormiu um pouco pela manhã e, ao acordar, voltou a mexer no mesmo. Sempre com o brilho no máximo.

Assim, seus olhos não aguentaram e o esquerdo escureceu. Foi a rapidez no diagnóstico e tratamento que salvaram a visão da mulher, sorte que muitos não compartilham. Para evitar, veja quais são os principais cuidados a ter com seus olhos, com relação ao uso de eletrônicos.

Cuidados a ter

A primeira coisa que deve se preocupar é o tempo que leva em frente ao aparelho. Será que é realmente necessário? Procure minimizar o tempo em redes sociais e atividades sem utilidade no aparelho para poupar seus olhos. A cada uma hora, dê uma pausa de 10 minutos, olhando para algum lugar distante. Assim, sua musculatura pode relaxar um pouco e se recuperar.

A iluminação do ambiente também é fundamental para quem utiliza muito os equipamentos eletrônicos. Telas de celular, notebook e televisão emitem uma luminosidade que pode prejudicar, caso o ambiente esteja escuro. Deixe sempre a luz acesa ao usar o celular e o brilho do aparelho, de preferência, não tão intenso.

Publicidade

Outro ponto importante a observar é o reflexo da tela. Já reparou que às vezes fica difícil enxergar o que está na tela, por causa do reflexo de objetos externos? Isso obriga a aumentar o brilho, o que pode levar a danos seríssimos. Então, procure comprar um aparelho com uma tela de melhor qualidade ou opte pelos filmes antirreflexo, encontrados no mercado.

Será que esse último ponto será o seu ponto fraco? Pois saiba que é fundamental piscar diversas vezes enquanto usa o aparelho. Pode parecer uma bobagem para se falar, mas é fato que, com o uso, você pisca menos. Isso por causa do nível de concentração a que chega, levando ao ressecamento dos olhos e futuros problemas de visão.

PODE GOSTAR TAMBÉM