Um caso de abandono que aconteceu em Linares, no Chile, está chocando o mundo. Em plena pandemia de coronavírus, uma mulher expulsa a mãe idosa de casa. Ela foi abandonada no passeio, apenas com um cobertor e sua mala, com poucos pertences. O prefeito da cidade comentou o caso, que acabou tomando grandes proporções.
Adriana Lobos tem 88 anos e, como muitos idosos, uma saúde delicada. Além disso, ela faz parte do grupo de risco quando se trata de coronavírus, devendo ser protegida pelos familiares. Porém, o que aconteceu foi exatamente o contrário: sua própria filha, que deveria zelar e cuidar da mãe idosa, a jogou na rua, sem ter para onde ir.
Chocados, os vizinhos a recolheram e chamaram as autoridades, pedindo por justiça. O que se relatou é que dona Adriana já vinha sofrendo maus tratos de familiares há algum tempo, sendo esse o ápice do absurdo. O prefeito da cidade publicou a foto do abandono e prestou contas à população do que já estava sendo feito.
Em sua postagem, ele diz que sente muito pela situação da senhora e de muitos outros idosos da comunidade. Além disso, afirma que não vai permitir que coisas assim aconteçam, pois os idosos “são a fonte da experiência e merecem todo o respeito não só dos seus filhos e familiares, mas de todos“.
Dona Adriana já foi recolhida e vai ser transferida para outra regional, para ficar mais perto de outra filha. Já sua filha já está na mira da justiça, em fase de recolhimento de antecedentes e provas, para entrar com uma queixa de violência intrafamiliar. Agora é só desejar o melhor para a senhora e justiça para quem a expulsou do próprio lar.