Geralmente, a ex e a atual de um homem não se dão bem. Mas nem todo mundo pensa assim. No caso das norte-americanas Debby e Mylaen, a amizade sempre existiu, inclusive incentivando Debby a doar um rim para Mylaen em um momento de grande necessidade.
Em novembro de 2020, Debby Neal-Strickland se casou com Jim, seu namorado de longa data e ex-marido de Mylaen, com quem teve dois filhos. Dois dias depois, Debby foi para o hospital para doar um rim a Mylaen, pois os dela estavam com apenas 8% de funcionamento.
O irmão de Mylaen se ofereceu para ser doador, mas não foi compatível. Então, ao saber da necessidade da amiga, Debby não pensou duas vezes. A luta de Mylaen contra uma doença renal já vinha de muito tempo, mas agora o problema tinha se agravado. Debby sabia que Mylaen seria avó em breve e, aos 59 anos, ainda tinha muitas experiências para viver.
“Quando alguém precisa de um órgão, se não o consegue, provavelmente não sobreviverá. Eu sei que é algo que você tem que fazer rapidamente”, disse Debby.
Então, Debby fez um teste de sangue e tecido para saber se era compatível com Mylaen, e deu positivo. Depois disso, elas fizeram exames mais complexos e, mesmo com muita esperança, Mylaen buscou não criar expectativas.
Claro que, mesmo assim, ela estava muito feliz com a possibilidade de voltar a viver com mais saúde e conhecer seus netos. “Debby sabia que isso é tudo que eu sempre quis. Ela fez isso de coração”, disse Mylaen.
Todo esse processo levou meses para ser concluído até o dia em que a cirurgia foi marcada, coincidindo com a data do casamento de Debby e Jim. Eles chegaram a pensar em adiar o casamento, mas já haviam feito isso tantas vezes que, agora, merecia acontecer.
Então, Debby se preparou para viver dois momentos inesquecíveis com apenas dois dias de diferença. “Foi o dia mais incrível da minha vida, até dois dias depois. Esse também foi o dia mais incrível da minha vida”, disse ela.
Depois da cirurgia, elas foram levadas para quartos diferentes para se recuperarem. Quando acordaram, uma perguntou pela outra. Então, Jim recebeu permissão para levar Debby ao quarto de Mylaen.
“Também estávamos com nossas máscaras, então choramos e, claro, nossas barrigas estavam doendo por causa das incisões. Nós meio que rimos e choramos”, disse Mylaen.
Já naquele momento, Debby percebeu que Mylaen estava melhor de saúde, pois ela parecia viva e revitalizada. Depois que recebeu alta, Mylaen foi se recuperar na casa da filha, junto com o genro e seu novo netinho, Jackson.
“Eu pude segurá-lo e alimentá-lo. Eu estava tipo, ‘estou realmente aqui para ver isso e estou segurando este pequeno bebê’”, disse ela.
Agora, Debby e Mylaen se consideram irmãs renais que cuidam juntas da família e, inclusive, estão planejando um viagem para o lago Rabun, Geórgia, no verão.
“É disso que se trata o mundo. Família. Precisamos ficar juntos. Ela salvou minha vida”, finalizou Mylaen.