Mulher desabafa e chora ao falar sobre ser mãe em tempo integral
Crédito: Freepik

Conciliar carreira e filhos é possível? Um desabafo de uma mãe e dicas para não desistir dos seus sonhos

Não importa qual seja a sua profissão. Tem dias que é preciso chorar e desabafar sobre os desafios que enfrenta para conseguir se acalmar e enxergar soluções

Publicidade

Com a chegada dos filhos, as mulheres fazem escolhas. Algumas escolhem parar de trabalhar fora para passarem mais tempo com as crianças. Outras não querem isso, mas não veem outra alternativa e acabam parando de trabalhar. Cada uma tem seus motivos que devem ser respeitados. Mas, se você é uma mulher ativa, cheia de planos para o futuro, e está pensando se é possível conciliar carreira e filhos, saiba que é sim. E saiba, também, que você não está sozinha nessa jornada.

Um desabafo necessário

Algumas vezes, as mães em tempo integral precisam desabafar sobre como se sentem julgadas aos olhos de uma sociedade que as veem como alguém que não faz nada e tem uma vida fácil.

A norte-americana Bridgette Anne é um bom exemplo. Sentindo-se exausta e ainda pressionada pelas pessoas que a cercam, ela resolveu desabafar em seu Facebook, e sua publicação viralizou.

A jovem mãe postou uma foto em que ela está chorando de cansaço, e abaixo relatou uma série de situações que está com dificuldade de lidar.

Publicidade
Crédito: Facebook Bridgette Anne

“Todo mundo acha que ser uma mãe que fica em casa o tempo inteiro é fácil. Que temos sorte de não ter que trabalhar. Que somos preguiçosas. Que não é um trabalho verdadeiro então não temos nada a reclamar. Mas a verdade é que… é solitário e esmagador”, disse Bridgette, no começo do post.

Apesar de todo o amor que sente por ser mãe e dos momentos únicos que pode viver ao lado do filho estando sempre por perto, Bridgette relatou algumas situações que a fazem se sentir perdida e frustrada:

“…Não posso fazer nada sozinha; ir ao banheiro, desfrutar de uma xícara de café, ler… Você não tem pausas a não ser que estejam dormindo, e mesmo assim você usa esse tempo para limpar […] Usa as mesmas roupas que cheiram a suor e lágrimas por dias, porque já estão manchadas e não adianta estragar mais roupas. Você esquece o que significa ou se sente como um indivíduo, porque toda a sua existência agora gira em torno dessa criança.”

Essa é uma das realidades de muitas mães e donas de casa que exercem essa tarefa exaustiva e exigente, e tantas vezes sofrem caladas por acharem que não têm o direito de reclamar.

Publicidade

Bridgette ainda conclui: “A minha casa não está limpa, eu não estou limpa, a louça não foi lavada, já gritei hoje, chorei e me senti tão culpada porque o meu filho esteve aqui para testemunhar isso.”

Não quero ser mãe em tempo integral: e agora?

A lição que fica de um relato como esse acima é que, ao invés de olhar para essa mãe e julgá-la, basta refletir sobre como cada pessoa consegue lidar com as situações adversas da vida, e como você pode oferecer alguma solução sem julgar ou ofender.

Só quem é mãe em tempo integral conhece esses sentimentos. Mas, todos têm o dever de tentar entender para, pelo menos, não se achar no direito de julgar sem saber pelo que o outro está passando.

Publicidade

Se você é uma mãe que está com dificuldade em manter sua carreira e cuidar dos filhos, ou que é mãe em tempo integral, mas não pretende abandonar sua carreira, confira algumas dicas para não desistir dos seus planos e nem sentir que está abandonando seus filhos.

Você não tem que fazer tudo

É frustrante lidar com a carreira, os filhos e os cuidados com o lar. Mas, lembre-se que você não é a única responsável pela casa. Ensine seus filhos, desde cedo, a terem responsabilidades e fazerem certas tarefas.

Se tiver um marido, esposa ou outra pessoa morando junto, também deve poder contar com ela. Você não tem que dar conta de tudo e tem todo o direito de continuar investindo na sua carreira, nem que seja se preparando para voltar ao trabalho quando seu bebê já puder ficar na creche ou com uma pessoa da sua confiança.

Publicidade

Realizar o desejo de ter uma carreira faz você ser uma mãe melhor

Se você quer muito voltar a investir na sua carreira assim que for possível, não desista. Quando você consegue colocar seus planos pessoais em um nível de importância igual à responsabilidade de cuidar dos filhos, você consegue ser uma mãe melhor porque se sente mais realizada e poderosa.

Prioridades e paciência

Se você precisa ser mãe em tempo integral por enquanto, tudo bem. Mas, não afaste-se por completo da sua carreira. Claro, não é fácil tirar um tempo para estudar sobre algo relacionado à sua profissão ou começar a trabalhar em casa mesmo, poucas horas por dia. Mas, é uma questão de prioridades, que vai exigir muito esforço, e que vai trazer a recompensa desejada se você der tempo ao tempo. Não desista de si mesma, pois sua família ganhará mais com uma mãe realizada em casa.

PODE GOSTAR TAMBÉM