Às vezes, a forma de lidar com a perda de um ente querido é mantendo as lembranças físicas que a pessoa deixou. No caso da norte-americana Sara Pascucci, a perda do pai por causa da Covid-19 foi – e ainda está sendo uma dor muito grande. Ele começou a ter os sintomas da doença no dia 24 de dezembro e precisou ser internado, mas faleceu no dia 15 de janeiro.
O pai de Sara, Sr. Anthony Pascucci, de 61 anos, adorava a época de Natal, tanto que decorou toda a fachada da casa da filha. Por conta disso, Sara resolveu manter a decoração natalina em homenagem a ele, e também à tia de 70 anos que faleceu na semana anterior pelo mesmo motivo.
Para Sara, manter a decoração foi uma maneira de se lembrar dos dias antes do Natal em que estavam todos ali juntos, fazendo os preparativos. Além do mais, embora tivesse passado da época, remover a decoração era a menor das preocupações.
A carta de ódio
Passou o Natal, então veio janeiro como o mês mais difícil para Sara, e fevereiro não foi diferente, pois o luto pelos familiares ainda está recente.
Mesmo assim, uma pessoa achou que deveria se intrometer na vida da família e resolveu deixar um recado na caixa de correio de Sara, com a seguinte mensagem: ‘Tire suas luzes de Natal! É Dia dos Namorados!!!!’.
A mensagem mencionou o dia dos namorados, pois nos Estados Unidos essa data é comemorada em 14 de fevereiro.
Os melhores vizinhos
Após saberem do bilhete inconveniente, os vizinhos de Sara tiveram a melhor reação possível. Muitos deles ainda tinham os enfeites de Natal montados, embora não os acendesse, então resolveram apoiar Sara em um ato de solidariedade.
Nas noites seguintes a partir daquele dia, os vizinhos voltaram a acender suas luzes de Natal para que Sara soubesse que não está sozinha com sua dor e que todos à sua volta se importam com esse momento de luto.
Além das luzes de Natal, os vizinhos enviaram cartas de apoio à Sara e alguns presentes, e fizeram uma carreata por todo o bairro, trazendo de volta a alegria da noite de Natal e as boas lembranças que Sara tem do pai.